Foi realizada no dia 31 de agosto, às 19h, uma missa em Ação de Graças aos músicos do Rio de Janeiro, que foi celebrada pelo Arcebispo do Rio, D.Orani. A missa não poderia ser em um lugar diferente: a Igreja de Santa Cecília, em Botafogo. A santa é a padroeira dos músicos.
Os fiéis se encantaram com a missa, que foi marcada pela musicalidade, e acompanhada pela Orquestra de Cordas SindMusi.
Durante a celebração, que durou quase duas horas, D.Orani falou sobre a importância da música para sociedade.
- A sociedade capitalista, às vezes, não vê a beleza e a importância do trabalho dos músicos. A música é um dom, que temos que incentivar e valorizar – afirmou D. Orani.
No encerramento da cerimônia, a presidente do SindMusi, Déborah Cheyne, homenageou Dom Orani e parabenizou o trabalho da Rádio Catedral, emissora oficial da Arquidiocese do Rio, no sentido de cumprir seu papel na democratização da cultura e comunicação.
- Não é por um acaso que D.Orani, que é especialista em comunicação e ex-presidente da Comissão Episcopal para a Cultura, Educação e Comunicação da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil, esteja sendo homenageado pelo SindMusi. Reconhecemos no trabalho do arcebispo e da Rádio Catedral o exercício da democracia, refletido na ousadia da grade de programação – afirmou Déborah, que também sinalizou programas que ela classificou como “oásis” na programação dos rádios no Brasil.
- Nós, músicos, não poderíamos deixar de chamar a atenção para programas como “Forma Instrumental”, que prestigia há 18 anos, diariamente, um segmento desfavorecido nas rádios, palcos e mídias em geral: a música instrumental brasileira. Outro programa que merece ser citado é o “Encontro com os clássicos”, que dedicado à música de concerto, também raramente lembrada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário