Em uma parceria com o projeto Ciclo Natural, o SindMusi levou nesta sexta-feira, um pouco de cultura para as crianças da favela Vila Cruzeiro, na Penha, subúrbio carioca. A comunidade, famosa por ter revelado o jogador Adriano para o mundo do futebol, recebeu no IBISS (Instituto Brasileiro de Inovação e Saúde Social) os músicos Ciro Kastrup e Marco Arruda, responsáveis pelo Ciclo Natural.
Durante uma hora e meia, as crianças receberam aula de percussão e lições de como montar um instrumento musical sem agredir o meio ambiente. Ciro e Marco usam elementos comuns do nosso cotidiano como canudos, bolas de gás e tubos de pvc para montar os instrumentos. Além disso, após cada instrumento apresentado, explicam suas particularidades musicais e como usá-los.
Ciro Kastrup conta como surgiu a ideia do projeto: "O projeto existe desde 2001, primeiramente nos apresentamos num Shopping. Fomos nos aperfeiçoando, estudando novos sons e hoje estamos aqui".
Ele também ressalta o valor social passado às crianças: ''Acho muito importante essa oportunidade. Ajuda na formação sociocultural do cidadão, na cordenação motora, além de discipliná-los. Eles aprendem noções de respeito''
Marco Arruda conta por onde o projeto já viajou: '' Já estivemos em Cabo Verde e no Uruguai. No Brasil, já rodamos quase tudo, São Paulo, Pernambuco, Santa Catarina. É essencial estar em contato com pessoas ''
O percussionista e diretor social do SindMusi João Bani, foi o responsável por levar o projeto até às crianças. Ele ministra aulas de percussão no IBISS há um ano e meio e opina sobre a importância da ação social." As crianças tem um ganho de autoestima muito alto, projetam perspectivas para o futuro. O sindicato e os músicos profissionais tem que estar próximos dos projetos sociais. Aqui, não somente se ensina, mas também se aprende", concluiu.
As palavras de Bani soariam com proféticas, pois um dos alunos da oficina, o jovem Anderson de apenas 11 anos, acabou desenvolvendo um novo instrumento durante a aula. Usando uma bola de gás e uma tampa de garrafa plástica, ele surpreendeu os instrutores ao tirar som do novo objeto.
Ciro aprovou: '' Isso é raro acontecer, foi muito legal ! ''
Bani ressaltou a importância de se capacitar os jovens das comunidades: '' Temos que potencializar o talento dessas crianças. Quando há investimento nos jovens, colhemos frutos no futuro''.
Além da Vila Cruzeiro, a parceria SindMusi - Ciclos da Vida estará em mais dois locais nos próximo mês. Confira abaixo as datas e horários das próximas oficinas:
14/09, terça-feira - Associação de Comendador Soares
Horário: 14h às 15h30
21/09, terça-feira - Conservatório de Música Carlos Gomes
Rua Padre Aloísio Rucha, 56 – Centro – Comendador Soares / Nova Iguaçu
21/09, terça-feira - Conservatório de Música Carlos Gomes
Horário: 9h às 10h30 e 11h às 12h30
Praça Estephânia de Carvalho, 75 - Zé Garoto - São Gonçalo
Tel.: 2607-3864
28/09, terça-feira - Conservatório de Música Carlos Gomes
Horário: 9h às 10h30 e 11h às 12h30
Praça Estephânia de Carvalho, 75 - Zé Garoto - São Gonçalo
Tel.: 2607-3864
Texto e fotos: Rodrigo Coutinho
Nenhum comentário:
Postar um comentário