Por Rodrigo Coutinho
Com direção de Renato Terra e Ricardo Calil está em cartaz o filme Uma Noite em 67. A produção conta a história do surgimento de um importante movimento na música popular brasileira, o Tropicalismo, mostrando com detalhes os acontecimentos ocorridos no 3º Festival da MPB. Mais precisamente, o evento ocorreu na noite de 21 de outubro de 1967, no Teatro Paramount, em São Paulo, e foi organizado pela TV Record. No palco, alguns dos principais nomes do cenário musical brasileiro estavam entre os 12 finalistas do concurso: Caetano Veloso, MPB 4, Chico Buarque, Gilberto Gil e Edu Lobo disputavam o cobiçado primeiro lugar.
Além dos nomes já citados, até então desconhecidos do grande público. Canções inéditas se tornariam verdadeiros hinos da nossa história: Roda Viva, Domingo no Parque e Alegria, Alegria, são alguns exemplos.
O público, massacrado pelo regime ditatorial, encontrava nos festivais, a fuga do excesso de controle da opinião pessoal existente à época. Exibia um comportamento extremamente crítico, capaz de aclamar quem fosse bem, e vaiar efusivamente quem fosse mal. Tanto, que o cantor Sérgio Ricardo quebrou seu violão e o atirou contra a platéia, após ser duramente vaiado.
Elogiado por grande parte da imprensa, Uma Noite em 67 é parada obrigatória para quem curte a história da música popular brasileira e suas transformações ao longo do tempo. Confira abaixo, os locais onde o filme está sendo exibido:
Estação Barra Point 1
Estação Vivo Gávea 1
Estação Ipanema 1
Cine Odeon
Unibanco Arteplex Rio de Janeiro
Ponto Cine Guadalupe
Cine Santa
Nenhum comentário:
Postar um comentário