quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Mulheres com a palavra

Sindicato dos Músicos promove seminário “A Mulher na Música”

Preconceito, saúde, políticas públicas, legislação e mercado de trabalho, são alguns dos temas que serão abordados no primeiro encontro direcionado às mulheres que vivem da música no Rio de Janeiro. O Seminário “A Mulher na Música”, que acontece de 20 a 22 de novembro, é organizado pelo Sindicato dos Músicos Profissionais do Estado do Rio de Janeiro e vai discutir a participação das musicistas no cenário musical, levantar as dificuldades do setor, e estudar políticas públicas e soluções específicas.
No final do encontro, será redigido um documento com propostas concretas que auxiliem em melhorias nas condições de trabalho e legislação das artistas.
No dia 20 de novembro, será prestada uma homenagem a Chiquinha Gonzaga. A compositora foi pioneira e ajudou a definir os rumos da música brasileira, deixando uma obra estimada em duas mil canções e 77 partituras para peças teatrais. Ninguém melhor para homenagear Chiquinha do que a pianista Maria Teresa Madeira, conhecida por interpretar o repertório de Chiquinha, e a escritora Edinha Diniz, autora do livro “Chiquinha Gonzaga: uma História de Vida”, que inspirou a minissérie exibida pela Rede Globo em 1999. Elas realizarão uma apresentação conjunta sobre a vida da compositora e maestrina que brilhou numa época em que mulher não tinha espaço. Palestra e repertório caminham em sintonia durante a apresentação, transformando o encontro em uma performance divertida de assistir e ouvir.

No dia 21, uma série de palestras discute a participação da mulher no cenário cultural brasileiro. Especialistas de várias áreas irão analisar a trajetória da mulher no Brasil, o início da atuação feminina no mercado de trabalho, as dificuldades da mulher e dos profissionais liberais que trabalham hoje com cultura, as políticas públicas específicas para a mulher e projetos de lei em tramitação. Irão participar dos debates, escritores, antropólogos, músicos, profissionais ligados a saúde, além da Secretaria Especial de Políticas Públicas.
Já que a música norteia o evento, não podia acabar de um modo diferente: um baile dançante comandado pela Orquestra Lunar encerra o Seminário da Mulher na Música. Aproveitando as comemorações do Dia do Músico, celebrado no dia 22 de novembro, serão entregues os diplomas para os novos sócios remidos do Sindicato dos Músicos antes do baile começar.

Para ver a programação completa acesse: www.sindmusi.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BLOG SINDMUSI
Aproveitem esta nova ferramenta de comunicação do SindMusi para com os seus músicos e a sociedade
. Prestigiem!