sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

ABM faz homenagem póstuma ao compositor Almeida Prado

Academia Brasileira de Música homenageia o compositor e pianista brasileiro José Antônio de Almeida Prado, que morreu na manhã do dia 21/11, aos 67 anos, em São Paulo.  





Estudou no Brasil com Dinorah de Carvalho (piano), Osvaldo Lacerda (harmonia) e Camargo Guarnieri (composição).

Após conquistar o primeiro prêmio no "I Festival de Música da Guanabara" em 1969, pela cantata "Pequenos Funerais Cantantes", sobre texto de Hilda Hilst, prosseguiu seus estudos na Europa. Estudou com Nadia Boulanger e Olivier Messiaen em Paris entre 1970 e 1973, além de uma breve permanência em Darmstadt para estudar com György Ligeti e Lukas Foss.

Voltou para o Brasil em 1974, assumindo o cargo de professor no "Conservatório Municipal de Cubatão". Pouco tempo depois foi contratado pelo ex-Reitor, Zeferino Vaz, para ser professor do Instituto de Artes da UNICAMP, em Campinas, na qual lecionou até sua aposentadoria em 2000. Atualmente residia em São Paulo, onde ministrava alguns cursos de análise musical e cursos sobre sua obra, além de apresentar um programa de música contemporânea na rádio Cultura FM chamado Kaleidoscópio.

Em janeiro de 2007, estreou no Carnegie Hall a sua peça "Hiléia, Um Mural da Amazônia", uma cantata para baixo e orquestra, inspirada no poema homônimo de Ives Gandra Martins, com a "Orquestra Bachiana Filarmônica" de São Paulo regida pelo maestro brasileiro João Carlos Martins.

Almeida Prado era membro da Academia Brasileira de Música e era considerado um dos maiores expoentes da música erudita no Brasil.
Fonte: Wikipédia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BLOG SINDMUSI
Aproveitem esta nova ferramenta de comunicação do SindMusi para com os seus músicos e a sociedade
. Prestigiem!