quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Não podemos morrer na praia

Tanto a CPI do ECAD no Senado Federal, quanto a da ALERJ, varreram para cima do tapete uma série de irregularidades que imperam há tempos na gestão coletiva de direitos autorais no Brasil. Sabemos que outras CPIs já aconteceram. As duas últimas, em Mato Grosso do Sul e em São Paulo, produziram documentos contundentes que pregam a intervenção do estado para regular e fiscalizar o sistema. Mas o que efetivamente foi feito? Infelizmente, até agora, nada. E por quê?

Sabemos que o Brasil sofre de muitos males e um deles é a corrupção endêmica, como tem sido veiculado pelos jornais. Outro mal é a manutenção de privilégios. Aqueles que estão há décadas acostumados a roer o osso não querem largá-lo de jeito nenhum. E o que podemos fazer nós, músicos, que estamos entre os principais interessados em que o sistema funcione ? Podemos e devemos nos interessar pela questão, nos informar sobre o assunto e, sobretudo, participar. Não em pensamento ou na torcida à distância. Precisamos participar presencialmente, senão , mais uma vez, tudo ficará como está, quer dizer, muito possivelmente poderá ficar inda pior.

Na próxima sexta-feira, de 10h00 às 13h00, no Auditório do Planetário da Gávea, será realizada mais uma audiência pública da CPI do senado, cujas reuniões não se restringiram à Brasília. Precisamos estar lá, ouvindo o que os colegas da classe têm a dizer sobre o assunto. Lá estarão aqueles que , como nós, defendem a regulação e a fiscalização do sistema pelo estado, como acontece na maioria absoluta dos países. Mas estarão também aqueles que acham que está tudo muito bom, está tudo muito bem. Para eles deve estar mesmo.

É hora de tomarmos uma posição para que não sejamos, mais uma vez, atropelados pelos acontecimentos. Precisamos ser agentes do nosso destino e não meras vítimas incapazes de reagir.

Tim Rescala


Nenhum comentário:

Postar um comentário

BLOG SINDMUSI
Aproveitem esta nova ferramenta de comunicação do SindMusi para com os seus músicos e a sociedade
. Prestigiem!