terça-feira, 28 de abril de 2009

Rafael Vernet, Nelson Faria e Carlos Café em Maio no CIGAM

OFICINAS EM MAIO

RAFAEL VERNET
Oficina de Piano / Teclado

SEGUNDAS e QUINTAS-FEIRAS, 8 aulas, duas vezes por semana
HORÁRIO: Das 12:00 às 13:30 horas
Início: Segunda-feira, 18 de maio
Termino: Segunda-feira, 15 de junho

O objetivo desta oficina é oferecer aos participantes um aprofundamento no estudo do piano em todos os seus aspectos. Voltado para a música popular, o curso dará ênfase a aspectos práticos como harmonia, improvisação e técnica. No aspecto harmônico, estudo dos voicings, progressões e percepção harmônica. Na parte da improvisação, o estudo da relação melodia-harmonia, aplicação das escalas e modos no improviso e um olhar mais atento ao aspecto rítmico da improvisação, assunto pouco enfocado na maioria dos estudos nesta área. Com relação à técnica, será enfatizado o estudo da independência, incluindo alguns exercícios que envolvam polirritmia. Com apoio de exercícios especialmente criados para o curso, será possível atender a todos os alunos, seja qual for o nível de aprendizado que eles tenham.

Prática de Conjunto

SEGUNDAS e QUINTAS, 8 aulas, duas vezes por semana
HORÁRIO: Das 14:00 às 15:30 horas
Início: Segunda-feira, 18 de maio
Término: Segunda-feira, 15 de junho

O curso tem como objetivo o treinamento e o aperfeiçoamento dos alunos na arte de tocar em grupo. A partir de um repertório de canções brasileiras e standards de jazz, os alunos poderão desenvolver a percepção de todos os elementos que envolvem a música tocada em grupo, enfatizando a função dos seus instrumentos para o resultado final das canções.


CARLOS CAFÉ
A Guitarra Blues - Novas Alternativas

QUARTAS-FEIRAS, 16 aulas, uma vez por semana
HORÁRIO: Das 18:00 às 19:30 horas
Início: Quarta-feira, 20 de maio
Término: Quarta:feira, 23 de setembro

Conteúdo: - digitações das Escalas Pentatônicas Menores - digitações das Escalas Diatônicas Maiores - arpejos de acordes Dominantes - diferentes shapes dos acordes Maiores, Menores e Dominantes - técnicas de Guitarra-Slide - bases com o uso de Voicings interessantes nos acordes Metodologia: - As aulas serão dadas sempre com o apoio do PC, executando bases desenvolvidas especialmente para o curso, propiciando um “ambiente musical” e lúdico - Frases serão tocadas pelo instrutor ilustrando o tópico corrente que serão, posteriormente, tocadas e desenvolvidas pelos alunos e, posteriormente, comentadas pelo instrutor. - O material de apoio constará de uma Apostila com os diagramas (escalas, arpejos e acordes) que serão usados no curso e um CD, com as bases para o aluno ter um ambiente semelhante ao das aulas também durante o estudo em casa.


NELSON FARIA
Oficina de Guitarra / Violão

SEGUNDAS, QUARTAS e SEXTAS-FEIRAS, 6 aulas, três vezes por semana
HORÁRIO: Das 13:30 às 15:00 horas
Início: Sexta-feira, 15 de maio
Término: Quarta-feira 27 de maio

Aula 1: Intervalos no braço, Construção dos acordes, Colocação de notas de tensão, Inversões, Uma visão horizontal do braço;
Aula 2: Acordes em quartas; Transferência de cordas; Alternativas harmônicas; Frases em acordes;
Aula 3: Digitação dos arpejos; Exercícios para arpejos em cadência; Superposição de arpejos; Construção de fraseado com arpejos;
Aula 4: Escalas diatônicas e suas aplicações
Aula 5: Escalas simétricas e pentatônicas e suas aplicações
Aula 6: Modos gregos, modos da melódica e modos da harmônica e suas aplicações

Programa resumido:Visualização dos intervalos e dos acordes no braço do instrumento; inversões; tensões; frases com acordes; digitação e superposição de arpejos; fraseado com arpejos; escalas (maior, menor harmônica, menor melódica, pentatônica e simétricas) - digitações e aplicações.

Oficina de Improvisação

SEGUNDAS, QUARTAS e SEXTAS-FEIRAS, 6 aulas, três vezes por semana
HORÁRIO: Das 12:00 às 13:30 HOAS
Início: Sexta-feira, 15 de maio
Término: Quarta-feira, 27 de maio

Aula 1: Improvisação por Centros Tonais
Aula 2: Aula prática
Aula 3: Improvisação sobre dominantes secundários, subV e V7 alterado;
Aula 4: Aula Prática
Aula 5: Uso dos modos, escalas simétricas, contrução de fraseado;

Aula 6: Aula prática

Programa resumido:Baseado no livro A Arte da Improvisação, este curso é aberto a todos os instrumentos e abrangerá desde o improviso por centros tonais até o uso de escalas simétricas, cromatismo, superposição de arpejos e construção de fraseado. O repertório a ser usado nas aulas práticas, onde o aluno poderá aplicar os conceitos aprendidos, é baseado no Real Book e em Songbooks da música Brasileira.


Cigam - 22 Anos de Qualidade no Ensino da Música Popular

INSCRIÇÕES ABERTAS!!!

Centro Musical Cigam - R. Santa Luzia, 799/701 - Cinelândia Tels: 21 - 2532.0768 e 3285.9380 - cigam@cigam.mus.br - http://www.cigam.mus.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BLOG SINDMUSI
Aproveitem esta nova ferramenta de comunicação do SindMusi para com os seus músicos e a sociedade
. Prestigiem!