quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

2º Encontro Nacional da Mulher Trabalhadora

Garantir o direito constitucional à creche e ratificar a Convenção 156 da OIT

A CGTB realizou o 2º Encontro Nacional da Mulher Trabalhadora nos dias 4, 5 e 6 de dezembro, em Praia Grande (SP), sob o lema “Os desafios da mulher no mercado de trabalho”, com a participação de 150 delegadas.


“Esse evento é fruto das lutas que a CGTB travou durante sua história. As resoluções que tirarmos aqui serão levadas para todas as CGTBs estaduais e também serão adotadas como bandeira de luta de toda a CGTB, seja por mulheres ou homens”, afirmou a coordenadora do Departamento da Mulher Trabalhadora da CGTB, Cida Malavazi.



Cida disse que “queremos construir um Brasil e um mundo livre da política neoliberal com mulheres e homens livres da exploração econômica. Vamos construir um país justo e soberano, com a unidade entre homens e mulheres. Para isso, temos que caminhar juntos lado a lado na luta”, completou.

Durante a abertura, no dia 4, a presidente do Sindicato dos Músicos do Rio de Janeiro (SindMusi), Déborah Cheyne, tocou o Prelúdio da suíte nº 1, em Sol Maior para viola solo, de autoria de Bach.

O presidente da CGTB, Antonio Neto, ressaltou que a central “tem uma visão diferenciada do que outros setores que defendem a disputa e segregação da luta entre homens e mulheres. A luta das mulheres para conquistar os seus espaços nas sociedades não pode ser entendida como a luta contra os homens. O mesmo sistema que explora os homens impõe restrições e diferenças para as mulheres, cria barreiras para que as mulheres se desenvolvam plenamente no mercado do trabalho e imputa o sentimento de disputa entre os sexos”.

Também participaram da mesa de abertura a vice-presidente da Confederação das Mulheres do Brasil (CMB), Lidia Correa; o presidente do Partido Pátria Livre (PPL-SP), Miguel Manso Perez; a presidente do Sindicato dos Servidores Públicos de Saúde do MT, Maria Aparecida Rodrigues; a presidente da Federação Mineira de Mulheres (FMM), Fátima Cardoso; a presidente dos Servidores Públicos de Uberlândia, Maria Amália; a diretora da CGTB-SP Maria Aparecida Urbano; a tesoureira da CGTB-DF, Maria Aparecida Alves Lopes; a assessora sindical da CGTB-ES Luciene Gomes; a diretora da CGTB-RN Maria Vitorino da Cunha; e a diretora da CGTB-PE Maria Aparecida das Mercês; e a secretária da Mulher da CTB, Maria Luzinete.


Palestras e debates


Natalia de Oliveira Fontoura, Cientista Política do Ipea, Rafael Egg, assistente sênior do Programa Interagencial para a promoção de Igualdade de Gênero e Raça da Organização Internacional do Trabalho (OIT), e Eunice Lea de Moraes, gerente de Projetos da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres (SPM) participaram do painel “A mulher e o desenvolvimento do país”.

O debate sobre “A mulher no trabalho e seus direitos” contou com a participação da vice-presidente da Internacional Socialista de Mulheres para América Latina e Socióloga, Miguelina Vecchio; do representante do Dieese Paulo Roberto Arantes Vale; da vice-presidente da Força Sindical e presidente do Sindicato das Costureiras de São Paulo, Eunice Cabral; e da diretora do Congresso Nacional Afro-Brasileiro (CNAB) Cleide de Almeida.

No encerramento, com o tema “Participação da mulher na sociedade”, foram realizadas palestras da presidente do Conselho Estadual da Condição Feminina de São Paulo, Rosmary Corrêa; e da presidente da Federação Democrática Internacional de Mulheres (FDIM), Márcia Campos. A presidente do SindMusi, Débora Cheyne, fez uma exposição sobre cultura e o secretário-geral da CGTB, Carlos Alberto Pereira, abordou sobre a organização da central.

A Plenária Final do II Encontro aprovou a luta pelo cumprimento do direito constitucional à creche; realização de um seminário sobre saúde e outro sobre cultura em 2010; mínimo 30% de mulheres na composição da diretoria executiva e diretoria geral da CGTB; participação de 50% de mulheres nos cursos de formação profissional organizados pela CGTB; ratificação da Convenção 156 da OIT, relativa à igualdade de oportunidades e tratamento para os trabalhadores dos dois sexos, entre outras propostas.


Fonte: CGTB

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BLOG SINDMUSI
Aproveitem esta nova ferramenta de comunicação do SindMusi para com os seus músicos e a sociedade
. Prestigiem!