terça-feira, 29 de junho de 2010

Ideias que ganham vida

Curso de gerencimento de carreira acaba e alunos já estão empolgados com o futuro profissional


Acabou na última sexta-feira, 25 de junho, o curso de Gerenciamento de Carreira, que começou no dia 19 de maio e foi comandado pela Doutoranda e Mestre em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense Raquel Siqueira .

O curso, que explorou o caráter teórico-prático da área de desenvolvimento pessoal, preparou os estudantes e profissionais da Música para gerenciar a carreira de forma pragmática e estratégica.

O músico Domingos Felipe de Oliveira, um dos participantes, contou as impressões dele sobre as aulas.

- O curso me surpreendeu muito. Esperava que fosse uma aula burocrática e massante, mas com o decorrer do tempo fui envolvido pela dinâmica e descontração dos alunos e principalmente da professora. Agora sei que entre o papel e a ideia existe uma ação - afirmou Domingos.

As aulas são indicadas para estudantes e profissionais das áreas da música, como instrumentistas, cantores, arranjadores, maestros, profissionais que trabalham em estúdio, concertistas, professores etc. Além disso, ocorrem em modelo de workshops, sendo expositivas e contando com exercícios e dinâmicas de grupo. O trabalho final é a construção do planejamento estratégico de carreira profissional de cada aluno. O curso tem carga horária total de 20 horas.

Para acompanhar o calendário de cursos do SindMusi acesse: www.sindmusi.org.br // www.blogspot.sindmusi.com ou siga-nos no twitter: @sindmusi.com

quinta-feira, 24 de junho de 2010

Forró para o povo começa nesta 6ª em Piraí


Piraí abre nesta sexta-feira, 25 de junho, um dos eventos juninos mais tradicionais da região, o Forró para o Povo, que chega a sua 28ª edição. As atrações vão de sexta a domingo, na Praça de Santana, com apresentação de grupos musicais, quadrilhas escolares da 3ª idade e a Fogo de Palha, do Rio de Janeiro, além concurso que premiará o melhor par de dançarinos de forró. Tudo inteiramente de graça, à exceção da praça de alimentação, com barracas de comidas e doces típicos.

O evento, promovido pela Prefeitura de Piraí, com patrocínio da cerveja Artarctica, costuma atrair gente de toda a região e a expectativa do Secretário de Esporte e Lazer, Dimitrius Vidal, é de que a cidade estará bastante movimentada neste fim de semana:

“O Forró para o Povo é um dos mais antigos eventos do gênero na região e por isso já caiu no gosto de todos, trazendo muita gente.de fora do município. Este ano, há uma motivação a mais para o povo, que é a Copa do Mundo. Como o Brasil já está classificado, as pessoas estão mais alegres e querem se divertir”, explicou Dimitrius Vidal.

À exceção do domingo, a programação será aberta sempre às 20h, na Praça de Santana, uma das principais da cidade e onde foi montado o palco. Na sexta-feira, as atrações serão as bandas Os Danados, que se apresenta primeiro, e depois Os Milionários. O Concurso de Forró será no sábado, às 21h, entre as apresentações dos grupos Gerasom e Pé Quente.

A programação será encerrada no domingo, a partir das 16h, quando começam as apresentações das quadrilhas, entre elas a Fogo de Palha, do Rio de Janeiro. A banda Ki-Xodó sobre ao palco a partir das 20h.

“Esperamos ter o sucesso dos anos anteriores e que as pessoas saiam contentes por terem se divertido bastante”, acrescentou Dimitrius Vidal.

terça-feira, 22 de junho de 2010

SindMusi participa de Audiência Pública que discutiu o Exercício da Profissão de Músico



Da esquerda para direita: Maestro Bizardi, Álan Magalhães, Deputado Federal Paulo Rubem Santiago/PE e João Bani


Positiva a participação do SindMusi/RJ na Audiência Pública ocorrida no dia 17 de junho de 2010, na Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados em Brasília, onde foi representado por João Bani - Diretor Social e Álan Magalhães - Tesoureiro, que discutiram com os presentes o Projeto de Lei 6303/2009, que dispõe sobre o Livre Exercício da Profissão de Músico.


A mesa da Audiência foi presidida pelo Deputado Federal Paulo Rubem Santiago/PE – vice presidente da Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados, e composta por Amilson Godoy – representante do FNM, Roberto Bueno – Presidente do CRSP da OMB e do maestro Rênio Quintas, que representando o Conselho Nacional de Cultura.

Na plenária registrou-se a presença de músicos, como o cantor Carlos Pena, que se manifestou contra o PL. Já o Deputado Federal e músico, Elismar Prado de MG, questionou a atuação e eficácia da OMB em seu estado.

Para André Couto, Assessor do Deputado Federal Zequinha - autor do PL - afirmou que o principal objeto do projeto de lei é desobrigatoriedade de inscrição junto à OMB para o exercício da profissão e não o a extinção do órgão como alguns dos debatedores fizeram entender. No entanto, o assessor adotou um posicionamento flexível e aberto ao diálogo, inclusive para um aperfeiçoamento do PL, registrando que este pode ser objeto de substitutivo pela relatoria da Comissão de educação e Cultura.

Na oportunidade, Álan Magalhães defendeu verbalmente a tese do SindMusi/RJ na plenária da Comissão, ponderando que se a precariedade das relações de trabalho dos músicos prevalece atualmente, com o predomínio da informalidade do setor mesmo havendo a regulamentação.


- Imagine se forem revogados, da Lei 3.857/60, os Artigos propostos pelo PL em questão, ao que seriam reduzidos os direitos trabalhistas, sociais e previdenciários dos músicos profissionais? - questionou Álan.


Além disso, ele também fixou a posição do SindMusi quanto à reforma dos Artigos que tratam das eleições dos Conselhos Regionais e Federal da OMB, afirmando ser inadmissível que a esta altura, 12 anos após a Constituição de 88, uma Autarquia Federal não se adeque ao Estado Democrático de Direito, ferindo o princípio geral da Alternância de Poder, com a possibilidade de renovação de apenas 1/3 dos quadros dos referidos Conselhos a cada eleição, convidando os representantes da OMB ali presentes a encarar de frente e com maturidade esta questão.


Quanto à habilitação, apesar de deixar claro que o SindMusi discorda do modelo atual, houve muita argumentação em defesa da habilitação para o exercício profissional com a conseqüente obrigatoriedade de filiação e, por outro lado, sua desobrigação para os músicos amadores, firmando que a diferença entre um e outro seria o fato de ser ou não remunerado. De qualquer forma, ficou certo que caso fossem revogados os artigos que tratam da habilitação, não há que se abrir mão da necessidade de Regulamentação do Registro Profissional.


Além disso, foi marcante e geral a impressão de que a OMB, na pessoa do Presidente do CRSP, e do Presidente do CRDF, Sidney Teixeira, se coloca em uma posição mais flexível, aberta ao diálogo e às transformações almejadas pela categoria, motivo que levou o Diretor João Bani a estreitar entendimentos entre o SindMusi/RJ e o CRDF da OMB para proposições conjuntas e acompanhamento do PL no entido da evolução da regulamentação profissional e não de sua extinção.

II CONHARPA

Já estão abertas as inscrições para o II Concurso Internacional de Harpa de Santa Catarina. A competição acontecerá em Jaraguá do Sul, nos dias 21 e 22 de janeiro de 2011, durante a Conferência Internacional de Harpistas. Inscrição e outras informações informações no site do FEMUSC www.femusc.com.br.

Repertório para o CONHARPA 2011:
Nível Intermediário – para candidatos de 12 a 20 anos completos:


Estágio I
1) A escolher uma:
M. GRANDJANY – Automne
M. TOURNIER – Quatre Prèludes (executar 2 Prelúdios de livre escolha do candidato)


2) A escolher uma:
J. L. DUSSEK – Sonatine (1 Sonatina Completa, da Six Sonatines, de livre escolha do candidato)
F. J. NADERMANN – Sonatina (1 Sonatina Completa, da Seven Progressive Sonatas, de livre escolha do candidato)
G. F. HANDEL – Passacaglia (Versão Tiny Béon ou Wilhelm Zimmermann)


Estágio II
1) A escolher uma:
J. IBERT – Scherzetto (n° 2 da Six Pièces pour harpe a pédales)
Alph. HASSELMANS – Guitare


2) A escolher uma:
M. GLINKA – Nocturne
A. KATCHATURIAN – Oriental
D. WATKINS – Prelude (da Petite Suite)
J. THOMAS – The Ministrel’s Adieu


3) Uma peça brasileira original para harpa, de Livre Escolha do candidato, que não ultrapasse 8 minutos


Estágio III
G. F. HANDEL - 1° movimento do Concerto para Harpa em B b M (versão Salzedo ou Grandjany)
Nível Avançado – Para candidatos de 21 a 30 anos completos:


Estágio I
1) A escolher uma:
J. PARRY – Sonata em Ré Maior (Completa)
J. L. DUSSEK – Sonata em Dó menor (Completa)


2) A escolher uma:
F. GODEFROID – Étude de Concert en Mi b mineur
M. TOURNIER– Au Matin
DIVA LYRA – Estudo de Concerto para harpa


Estágio II
1) A escolher uma:
J. CHESHIRE – The Last Rose of Summer
G. PIERNÉ – Impromptu-Caprice
C. DEBUSSY – Primière Arabesque
A. LARA – Granada


2) A escolher uma:
C. SALZEDO – 8 Danses (executar 2 danças de livre escolha do candidato)
M. TOURNIER – La Danse Du Moujik (da Suíte Images)
B. ANDRÈS – Absidioles
N. ROTA – Sarabanda e Toccata


3) Uma peça de Livre Escolha do candidato, que não ultrapasse 10 Minutos
Estagio III
R. GNATTALI – Concerto para Harpa e Orquestra de Cordas (Completo)


Obs 1. Os concertos deverão ser tocados na prova com piano e o primeiro colocado, de ambos os níveis, o tocará no Concerto de Abertura do FEMUSC com Orquestra.


Obs 2. Todo o repertório dos estágios II e III, de ambos os níveis, deverá ser tocado de memória

Rumos do Itaú prorroga inscrições

Estão prorrogadas as inscrições dos editais Pesquisa, Música e Teatro do programa Rumos do Itau Cultural. O cadastro deve ser feito pelo site do Itaú Cultural até o dia 30 de julho e o material pode ser enviado com data de postagem até 31 de julho.

Grupos de teatro, músicos que encantam crianças e adultos, pesquisadores com foco na gestão cultural, não deixem para última hora! Para acompanhar as andanças do Rumos pelo Brasil, acessem o blog do programa; e, para conhecer resultados e selecionados de edições anteriores, acessem a base de dados do Rumos.

Serviço:
Inscrições: www.itaucultural.org.br/rumos
Prazo: até 30 de julho de 2010
Dúvidas: rumospesquisa@itaucultural.org.br // rumosmusica@itaucultural.org.br // rumosteatro@itaucultural.org.br

Já estão abertas as inscrições para o Programa Petrobras Cultural

A Petrobras, em parceria com o Ministério da Cultura anunciou no dia 11 de junho, às 10h, o lançamento do Programa Petrobras Cultural (PPC) 2010, iniciativa que seleciona e patrocina projetos culturais de todo o país.

O evento, que contou com a presença do ministro da Cultura, Juca Ferreira; do governador da Bahia, Jaques Wagner; e do presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielli de Azevedo, foi realizado em Salvador (BA), no Forte de Santo Antônio Além do Carmo (Forte da Capoeira).

O programa foi criado em 2003 e tem o objetivo de balizar as ações de patrocínio da Petrobras em torno de uma política cultural de alcance social e de afirmação da identidade brasileira. É o maior programa de patrocínio cultural do país. Mais de mil projetos receberam, via Lei Rouanet, patrocínio através do programa desde a sua primeira edição. Mais informações pelo site http://cultural.petrobras.com.br/cultural/

Incubadoras de Empreendimentos Culturais e Artísticos

Até o dia 14 de agosto, estão abertas as inscrições para o Edital Seleção de Incubadoras de Empreendimentos Culturais e Artísticos, iniciativa que selecionará até quatro incubadoras de empresas que receberão o apoio de R$ 150 mil cada, totalizando um investimento de R$ 600 mil.

O Edital, que é promovido pela Secretaria de Políticas Culturais, do Ministério da Cultura, tem o objetivo de estimular as incubadoras universitárias a fornecer cursos de capacitação e orientar empresas culturais nascentes e iniciativas já estabelecidas. O trabalho procura fortalecer projetos culturais e artísticos do ponto de vista do empreendedorismo.

A seleção contempla incubadoras que já funcionam nas universidades há no mínimo três anos. Estas instituições atuam como centro de consultoria jurídica, empresarial, tecnológica, financeira e administrativa às empresas incubadas. No entanto, poucas trabalham com empreendimentos culturais. O projeto do MinC pretende estimular este trabalho nas instituições universitárias.

O edital convida as universidades a trabalhar com a dinamização de diferentes setores da cultura como artesanato, moda, design, arquitetura, culturas populares, cultura afro-brasileira, música, dança, teatro, circo, livro e leitura, artes visuais, arte digital, culturas indígenas e design. As instituições proponentes deverão oferecer contrapartida de 20% do valor do projeto, no valor mínimo de R$ 30 mil, que poderá ser na forma de bens e serviços economicamente mensuráveis.

O edital faz parte do Programa de Desenvolvimento da Economia da Cultura (Prodec). As inscrições devem ser enviadas pelos Correios, para o seguinte endereço: Diretoria de Estudos e Monitoramento de Políticas Culturais/CGEC

Secretaria de Políticas Culturais – Ministério da Cultura – Esplanada dos Ministérios, Bloco B, 2º andar, CEP 70068-900 – Brasília/DF. Clique aqui para ver o edital completo. Para mais informações, ligue (61) 2024-2229, na CGEC/SPC/MinC.

Série Trajetórias 2010, com José Maria Braga

A Academia Brasileira de Música tem o prazer de dar início à Série Trajetórias 2010 no próximo dia 13 de julho, terça-feira, às 17:00, com entrada franca, na sala de eventos, à Rua da Lapa, 120/12º andar, centro, Rio de Janeiro, com o depoimento do músico José Maria Braga.

Graduado em Regência pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e Mestre em Musicologia pelo Conservatório Brasileiro de Música, José Maria Braga tem atuado tanto na música popular quanto na música de concerto ao lado de nomes como o da pianista Maria José Michalski, Maria Lúcia Godoy, Léo Soares, entre outros. Como instrumentista tem acompanhado vários intérpretes da música brasileira, além de ser fundador do conjunto Galo Preto, com o qual tem se apresentado como flautista no Brasil e no exterior. Sua discografia conta atualmente com 15 discos gravados, entre CDs do grupo e com outros nomes da MPB.

Como regente, foi assistente do maestro Roberto Duarte, com quem desenvolveu pesquisa sobre a obra orquestral de Villa-Lobos, cujos resultados foram publicados pela Universidade Federal Fluminense, em dois volumes. Também desenvolveu trabalho coral no Centro de Ciências da Saúde da UFRJ, sendo o regente titular daquele coro entre os anos de 1995/97. Atualmente é o regente da Orquestra Jovem de Cordas Dedilhadas e coordenador de um programa de musicalização para jovens de baixa renda, projeto este patrocinado pelo BID/Prefeitura Municipal e Conservatório Brasileiro de Música/CBM.

É o atual Diretor da Escola de Música Villa-Lobos da Secretaria de Estado de Cultura/FUNARJ, além de ser professor de Música de Conjunto e Regência de Coro e Banda no curso de graduação do CBM. Integra o Sexteto Mosaiko, grupo de música instrumental fundado em 1997, cujo trabalho está voltado para a pesquisa das diversas tendências da música instrumental brasileira.

Próximo convidado: David Chew, em 10 de agosto de 2010.

Fonte: Academia Brasileira de Música
BLOG SINDMUSI
Aproveitem esta nova ferramenta de comunicação do SindMusi para com os seus músicos e a sociedade
. Prestigiem!