sexta-feira, 25 de março de 2011

Ministra da Cultura se reúne com representantes do sindicato dos músicos do Rio de Janeiro


Reformulação e adaptação do Sistema de avaliação dos músicos da Orquestra Sinfônica Brasileira. Essa foi a principal reivindicação da presidente do Sindicato dos Músicos Profissionais do Estado do Rio de Janeiro, Débora Cheyne, durante encontro com a ministra da cultura Ana de Hollanda na tarde desta quinta-feira, 24 de março, em Brasília.

Segundo a representante da instituição a Fundação Orquestra Sinfônica Brasileira (FOSB) instituiu um programa de avaliação com um repertório em que a música brasileira não é valorizada. “Tirando Villa-Lobos, não há mais nada que valorize a rica criação brasileira”, disse Débora Cheyne.
Segundo a categoria isso traz prejuízos aos músicos nacionais. “De 79 músicos, 44 não fizeram a avaliação e estão ameaçados de serem demitidos. Não somos contra a avaliação, mas devemos e procuramos aperfeiçoá-la, para o bem da cultura brasileira e da própria orquestra”
A ministra Ana de Hollanda foi informada de que o ministro do Trabalho, Carlos Lupi, foi sensível ao tema e se encarregou de nomear uma pessoa para intermediar a construção de um novo processo de avaliação que contribua para o crescimento da Orquestra e não prejudique os músicos.
“Falarei com o ministro Lupi e procurarei uma forma de auxiliá-lo nessas tratativas. A música de concerto é importantíssima para o país e, portanto, precisa ser valorizada. Também falarei com o presidente da Funarte, Antonio Grassi, para que fique atento aos andamentos da questão e, se possível, destaque alguém do corpo técnico para acompanhar de perto a evolução dos acontecimentos”.
O encontro realizado em Brasília, no gabinete da ministra, contou com a participação do diretor do sindicato, Antônio Augusto e do presidente da Comissão de Músicos da OSB, Luzer David Machtyngier.
(Texto: Marcos Agostinho, Ascom/MinC)
(Fotos: Marina Ofugi, Ascom/MinC)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BLOG SINDMUSI
Aproveitem esta nova ferramenta de comunicação do SindMusi para com os seus músicos e a sociedade
. Prestigiem!