quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Sucesso no lançamento do projeto Cena Musical

Por Geórgia Jahara


Cláudio Furtado 
Lançado neste fim de semana, dias 12 e 13 de agosto, no Teatro Municipal, o projeto ‘Cena Musical’ mostrou que veio pra ficar. Desenvolvido pelo Grupo de Trabalho de Música de Teresópolis, com apoio da Prefeitura, através da Secretaria de Cultura e do SindMusi, o projeto foi idealizado com o objetivo de estimular a atividade autoral. Os dois primeiros shows, com Fernando Mello e o grupo Mangabrothers, agradaram em cheio.

A abertura oficial aconteceu na sexta-feira, dia 12, com o show do cantor e compositor Fernando Mello. Acompanhado por Fausto Baptista (bateria), Arthur de Palla (contrabaixo), Wendel Santos (teclado) e Frank (percussão e vocal), Fernando Mello encantou a plateia com uma mistura de estilos e muito suingue. No repertório, obras de sua autoria como ‘Nosso Amor’, ‘Avenidas’, ‘Gente Boa’ e ‘Germinar’, tema da campanha Viva Terê. Entre uma música e outra, destaque ainda para as participações especiais dos também músicos Claussi Ramos, Lu Guarilha,   PC de Si, Bimbinho e Maguila. “Foi um prazer inaugurar este projeto. Estamos mais do que satisfeitos. Afinal, a cultura em Teresópolis nunca teve tanto avanço como nestes últimos tempos”, comentou Fernando Mello.

Já no sábado, dia 13, a segunda noite do Cena Musical foi dedicada ao reggae e ao rock com o show do grupo Mangabrothers. Formado por Alanito Soares (voz), Luciano Mendes (baixo), Hélio Ratis (bateria), Flavio Mangaba (guitarra e voz) e Cristiano Crochemore (guitarra e voz), o grupo agradou em cheio com músicas como ‘Aguardente’, ‘Velho demais’, Me inclui fora dessa’ e ‘Água e vinho’, entre outras. “O projeto foi o pontapé inicial no caminho da valorização da música feita em Teresópolis. O público pode ver de perto, e com toda a estrutura necessária, um show 100% made in Terê”, comentou Flavio Mangaba após a apresentação.

Na noite de lançamento, o coordenador do Grupo de Trabalho de Música de Teresópolis, Arnaldo Almeida, falou sobre o projeto. “Fruto da parceria entre o GT (Grupo de Trabalho) de Música e a Secretaria de Cultura, o Cena Musical tem como principal objetivo valorizar aqueles que produzem música autoral em nossa cidade. Nessa primeira etapa, serão seis datas, apresentando ao público sempre artistas diferentes. O primeiro fim de semana superou nossas expectativas. Com certeza, os próximos shows serão ainda melhores. Tudo isso graças à Secretaria de Cultura, Aciat e SindMusi, que contribuiíram e acreditaram desde o início na nossa proposta. Só temos a agradecer”, comentou Arnaldo.

Para o Secretário de Cultura, Ronaldo Fialho, a primeira edição do evento foi ótima. “O Cena Musical é resultado de uma ação conjunta, idealizada pelos próprios músicos da cidade em parceria com a Secretaria de Cultura. Uma idéia como essa, certamente movimentará o segmento musical no município, revelando talentos e dando visibilidade aos nossos artistas. O primeiro passo foi dado e em médio prazo buscaremos outras ações que possam alavancar a cultura da cidade em sua infinita riqueza e nas mais diversas modalidades”, avaliou.


                                         Claussi Ramos, Fernando Mello e Lu Guarilha

Quem esteve presente às apresentações, aplaudiu. “Uma iniciativa maravilhosa, que valoriza os nossos artistas e permite que a gente tenha acesso às composições próprias, músicas que não se ouve todos os dias. Muito bom”, elogiou a professora Rosângela Dias. “Adorei. Espero que o projeto tenha muito sucesso”, concordou a estudante Mirela Gusmão.

Sobre o projeto

O projeto ‘Cena Musical’ é voltado exclusivamente para compositores de Teresópolis e foi idealizado visando incentivar a produção autoral, dando palco e possibilitando que esses compositores apresentem seu trabalho ao público. A ideia é que sejam realizados dois shows por mês, sempre no Teatro Municipal. As próximas datas já estão marcadas: dias 9 e 10 de setembro e dias 7 e 8 de outubro.  

                                                                                      Cláudio Furtado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BLOG SINDMUSI
Aproveitem esta nova ferramenta de comunicação do SindMusi para com os seus músicos e a sociedade
. Prestigiem!