domingo, 24 de maio de 2009

15 anos da Escola de Música da Rocinha


No dia 7 de junho a Escola de Música da Rocinha completa 15 anos de sua fundação. Criada pelo professor de música alemão Hans Ulrich Koch, que na época residia no Rio de Janeiro, a escola iniciou suas atividades oferecendo um curso de Flauta Doce para um grupo de 14 crianças. Desde então, apesar das dificuldades para conseguir recursos para sua manutenção, o projeto nunca parou de crescer, e ao longo desses anos construiu uma história de sucesso com muitos fatos marcantes que nunca vão sair da memória dos seus protagonistas.

Um bom exemplo foi a gravação do primeiro CD de um grupo da escola que aconteceu em 2001 quando o Coro da Escola de Música da Rocinha gravou o CD PAZ pela Sony Music. A partir desse trabalho o grupo foi convidado a gravar nos CDs de João Bosco, Joanna, Branco Melo, Vanessa da Matta e Luís Melodia (DVD) entre outros. Ainda nessa linha, em 2003 a BanDaCapo (grupo de MPB formado por alunos da escola) gravou o álbum POP do Brasil que foi lançado em turnê pela Alemanha. Em 2005, o mesmo grupo gravou o álbum BanDaCapo Canta João Bosco com a participação do compositor. Atualmente o grupo Chorando à Toa (também formado por alunos da escola) está às vésperas do lançamento de seu primeiro CD, Descontraído, que será lançado no mês de julho. O grupo atua profissionalmente há dois anos apresentando repertório de choros e sambas. Na área do magistério vale destacar que temos 4 de nossos alunos cursando Licenciatura em Música na UNIRIO e o Conservatório Brasileiro de Música.

Hoje a escola oferece para mais de 400 alunos da Rocinha e de outras comunidades cursos de Flauta Doce, Violão, Cavaquinho, Piano/Teclado, Percussão, Canto Coral, Flauta Transversa, Clarinete, Saxofone, Trompete, Trombone, Violino, Violoncello, Musicalização e Prática de Conjunto, todos gratuitos. Sua equipe é formada por 9 professores e 24 monitores, jovens formados no projeto que lecionam para grupos de alunos iniciantes.

O projeto conta com a chancela da UNESCO e tem parceiros importantes como a Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, o Rotary Clube, a 9ª Vara de Justiça Federal, a Sociedade Brasileira de Cultura Inglesa e o curso SISTEMUS. Ao longo de seus 15 anos já contou com o patrocínio da TIM, Petrobras e Criança Esperança dentre outros, e em 2007 recebeu o Prêmio Especial Cultura Nota Dez.

Para a comemoração de seus 15 anos a EMR está organizando uma série de eventos ao longo da primeira semana de junho, que serão realizados na sede da escola na Rocinha, com destaque para o Encontro de Profissionais da Área da Educação Musical no dia 4 de junho, para o workshop com o violonista Gaetano Galifi no dia 5 e, especialmente, para o grande evento pré-lançamento do CD do grupo "Chorando à Toa", na Sala Baden Powell, no dia 2. Durante essa semana teremos a presença do fundador do projeto, o Sr. Hans Koch, que vem da Alemanha especialmente para participar das comemorações.

"Chorando à Toa"

Criado no início do ano de 2004 o grupo é composto por 5 jovens formados na Escola de Música da Rocinha que atuam profissionalmente tocando em festas e eventos diversos, e ao longo de sua curta existência já apresenta em seu currículo a passagem por importantes espaços culturais da cidadedo Rio de Janeiro e municípios vizinhos.

O Chorando à Toa é o segundo grupo formado na EMR com a proposta de profissionalização de jovens que se destacam como alunos e desejam construir uma carreira artística, e seguindo a tendência mais atual do movimento musical carioca escolheu como repertório o choro e o samba tradicional. O show tem aquele toque de descontração e malemolência típicos dos encontros de chorões e sambistas, e o repertório abrange clássicos do samba e do choro em versões instrumentais e cantadas.
Paulo Victor Coutinho (Violão), Carlos Mendes (Cavaquinho e Voz), Carla Mariana (Flauta Transversa), Renato Alves (Cavaquinho e Percussão) e Diego Domingues (Percussão).



Nenhum comentário:

Postar um comentário

BLOG SINDMUSI
Aproveitem esta nova ferramenta de comunicação do SindMusi para com os seus músicos e a sociedade
. Prestigiem!