quinta-feira, 14 de maio de 2009

THEATRO MUNICIPAL DO RJ PEDE SOCORRO!

Depoimento de mais um bailarino

PORQUE OS ARTISTAS DO THEATRO MUNICIPAL DIZEM 'NÃO' AO PROJETO DAS "ORGANIZAÇÕES SOCIAIS" DA ATUAL SECRETÁRIA DE CULTURA ADRIANA RATTES, MANDADO PELO GOVERNADOR SÉRGIO CABRAL PARA APROVAÇÃO NA ALERJ!

RESPEITO, RESPONSABILIDADE E TRADIÇÃO!

Comecei tarde a exercer uma profissão que nem sequer existia... Era assim naquela época... havia alguns bailarinos querendo que ela existisse... pra tirar o "estudante" dos cadastros e colocar BAILARINO! Lutaram muito e fizeram a profissão passar a EXISTIR, porque, NA LEI, ela ainda não existia!

Com a profissão regulamentada e mesmo trabalhando na maior casa de dança do país, O THEATRO MUNICIPAL DO RJ, o salário que recebiam não era o suficiente pra sobreviver... Ou comiam, ou pagavam o aluguel. Bem, águas passadas... Será?

Então, esses bailarinos tiveram que IMPLORAR por SALÁRIOS DIGNOS, por AR ADEQUADO, por um CHÃO ADEQUADO, por BREU! PEDIRAM condições mínimas PARA PODER TRABALHAR e exercer a arte que amavam tanto! E por isso, foram EXPULSOS do THEATRO! Isso mesmo! Eles foram colocados na rua, logo depois fecharam todas as portas, recolheram o ponto, deixando-os sem salário e SEM PODER TRABALHAR DURANTE MAIS DE 2 MESES! Pra ter o seu RESPEITO, a sua DIGNIDADE de volta e também o RESPALDO JURÍDICO para poder voltar ao THEATRO e TRABALHAR, tiveram que formar uma ASSOCIAÇÃO! Conseguiram retornar para o THEATRO e depois, unidos aos outros 3 CORPOS ESTÁVEIS (Orquestra, Coro e Técnica), formaram a FUNDAÇÃO DO THEATRO MUNICIPAL DO RJ!

E por RESPEITO a seus corpos (instrumento de trabalho), EXIGIRAM um MÉDICO, ALIMENTAÇÃO e TRANSPORTE! Tudo que é DIREITO! Perceberam que, pra fazer boas performances, teriam que EXIGIR constantemente SALAS com linólio, piso adequado, PALCO ADEQUADO (sem pregos, sem buracos, sem poças d'água, sem ripas mais altas, sem alçapões aparentes...). Com o RESPEITO ADQUIRIDO e de mãos dadas com o ORGULHO DE SEREM "BAILARINOS PROFISSIONAIS", foram CONQUISTANDO O DIREITO DA PROFISSÃO EXISTIR e, com isso, permitindo que meninos e meninas DE TODOS OS ESTADOS DO BRASIL pudessem acreditar na realização de seus sonhos DE VIVER DA PROFISSÃO!

E é por RESPEITO a toda essa geração que acreditou em seguir suas carreiras e pela RESPONSABILIDADE que nós acabamos assumindo pelas gerações que já estão chegando e também pelas que AINDA VIRÃO, que continuamos a RESISTIR! E vamos fazer 100 ANOS de RESISTÊNCIA pela manutenção dessa TRADIÇÃO!!!

Sérgio Brito disse no seu Progarama: "Só existe o balé, porque existe o bailarino. A paixão do bailarino pela profissão é que faz ela existir, mais NADA! No dia que essa paixão acabar, o balé acaba!" E essa profissão só existe até hoje por causa do THEATRO MUNICIPAL, por que é única casa do Brasil a permitir que a profissão de bailarino CLÁSSICO, de cantor LÍRICO e músico de ORQUESTRA, consigam RESISTIR E CONTINUAR EXISTINDO!
É o único TEMPLO DE CULTURA NO RIO DE JANEIRO COM BALÉ, CORO, ORQUESTRA E TÉCNICA e também NO BRASIL INTEIRO e, por isso, pertence a TODO POVO BRASILEIRO e NÃO A UMA PESSSOA SÓ! Pessoa esta que já foi rejeitada pela MAIORIA ABSOLUTA do THEATRO MUNICIPAL através de seu Sindicato, pelo SATED Sindicato dos Artistas e Técnicos de Diversões, pelo Sindicato da Dança, dos Músicos e também por toda a FUNARJ.

Mas essa não é a primeira e nem a segunda vez que aprontam ISSO com a gente! ISSO sempre aparece, mas com DIVERSAS CARAS e sempre com "UM SÓ PENSAMENTO POR TRÁS": Destruir nossa FUNDAÇÃO, extinguir OS CORPOS ESTÁVEIS e monopolizar o nosso THEATRO pra enriquecimento próprio!

Vejam bem: retirando os CORPOS ESTÁVEIS, as datas ficariam livres pra alugar o THEATRO pra quem melhor oferecesse($). A verba ($)destinada à manutenção desses profissionais e da Fundação passaria a ser usada em suas próprias produções($), que seriam feitas sem licitação, usando artistas sem nenhum vínculo empregatício, sem nenhuma garantia sobre o pagamento dos seus salários, sobre o tempo das contratações, as demissões, as condições de trabalho (carga horária, médicos, cantina, etc). De volta à escravidão!? Tudo isso decidido e executado pela "Presidente do Theatro" Carla Camurati que, DESDE JÁ, adora "autoeleger-se" e acumular vários cargos para si(conforme denúncia no Ministério Público). E nem precisariam pagar o aluguel do THEATRO MAIS IMPORTANTE DO BRASIL! Quanto dinheiro! E do povo! E tudo "legalizado"! E SEM LICITAÇÃO! Que vergonha!

Todos sabem que SÃO OS 4 CORPOS ESTÁVEIS OS ÚNICOS RESPONSÁVEIS PELO BRILHO E A IMPORTÂNCIA QUE ESSA CASA TEM AGORA! Sem eles, esse THEATRO seria apenas um prédio bonito... e sem o THEATRO, eles não SOBREVIVERIAM. Foram eles que fizeram o nome desta CASA ser mundialmente respeitado. Foi dentro desta CASA que eles escreveram a história DESSAS ARTES, de suas carreiras, de suas profissões e também de suas vidas... tudo com muito sacrificio e muita luta! Tudo por puro AMOR AS SUAS ARTES, E NÃO POR DINHEIRO, pois seus salários sempre foram miseráveis.

E agora vem essa senhora Adriana Rattes tentar "TRANSFORMAR" essa sua armação toda em LEI através desse seu projeto nefasto, capenga e também INCONSTITUCIONAL, e que ainda nem foi devidamente explicado por ela, pois nunca comparece às Audiências Públicas marcadas para tal. E ela ainda vem nos faltando com o RESPEITO, MENTINDO na IMPRENSA e pra todos os deputados da ALERJ, outra CASA DO POVO que também foi alvo da sua arrogância e falta de respeito!

Bem, acho que ela aprendeu muito com aquele rapaz que veio aqui na NOSSA CASA, pedir o NOSSO VOTO e que, em troca, se comprometeu a ajudar a NOSSA FUNDAÇÃO no que fosse preciso e que acabou nos usando pra TENTAR DESTRUIR essa mesma FUNDAÇÃO, cometendo essa atitude impensada, mas calculada($), de mandar esse projeto($) pra aprovação na ALERJ! Que vergonha senhor governador! Seus pais devem estar muito tristes com o senhor!

Adriana Rattes disse aos jornais: "Tem muito cupim naquele teatro... mas eles tem um nome: FUNCIONÁRIO PÚBLICO!" Mas nós dizemos que também tem UM NOME pra quem mente, engana, trai, faz as coisas por debaixo dos panos, coagindo artistas com ameaças, pra quem foge do diálogo e fica se escondendo! Não somos cupins não! Somos ARTISTAS EM ATIVIDADE, produtores de sonhos e muito bons por sinal! Os melhores do Brasil! Quero que saibam que todos os estrangeiros, quando vem trabalhar conosco, elogiam muito nossa CASA, mas sempre destacando a qualidade, a criatividade e a naturalidade de TODOS OS SEUS ARTISTAS! E a CORAGEM deles também, pois lutam pra fazer uma arte tão delicada e difícil num país de governantes incultos e despreparados!

Márcia Haydée disse diretamente ao Corpo de Baile: "Vocês são uma grande Companhia! Vocês dão um banho de criatividade! Cada um de vocês é um solista! É muito raro e precioso isso numa Companhia. Isso, só vocês tem aqui no Brasil!" Já fomos até, comprovadamente, melhores do Mundo quando batemos o recorde de tempo de montagem da dificílima "Sagração da Primavera" de Ninjinsk, que só era montada nas Grandes Companhias e que nos foi presenteada pela ÓPERA DE PARIS, pelas mãos do nosso DIRETOR Jean Yves Lormeau que nos ensinou, através da sua competente direção, o que é RESPONSABILIDADE! Se não fosse pela imensa coloboração de uma Companhia BEM DIRECIONADA, o balé não iria estreiar! E "Sagração" só estreiou porque todos se ajudavam, porque TODOS CONVERSAVAM, se COMUNICAVAM, porque todos CONTRIBUIAM, porque todos SE CONHECIAM E SE RESPEITAVAM! Porque todos tinham a CONSCIÊNCIA da importância desse balé para o repertório do THEATRO. Porque TODOS tinham RESPONSABILIDADE com o PÚBLICO que é o verdadeiro e o eterno PROPRIETÁRIO DESSE THEATRO! "ÇA VA SANS DIRE"

E é com muito ORGULHO e RESPEITO que somos os FUNCIONÁRIOS DESSE PÚBLICO tão carente e merecedor da nossa BELA ARTE e da nossa BOA CULTURA! É com muito prazer que somos seus SERVIDORES de uma coisa tão especial que é a NOSSA ARTE! E foi por RESPEITO que temos a esse PÚBLICO, pela manutenção dessas ARTES (e consideração a todas as vidas sacrificadas de seus bravos artistas) e pela salvação do NOSSO THEATRO (que novamente nos pede socorro), que DISSEMOS NÃO! Ainda DIZEMOS NÃO! E sempre vamos DIZER NÃO! NÃO A ESSAS "ORGANIZAÇÕES DE EMPRESAS PRIVADAS" QUE QUEREM SE APODERAR DO QUE PERTENCE AO POVO!

NÃO À ESCRAVIDÃO E SUBMISSÃO DOS SEUS ARTISTAS E EMPREGADOS! NÃO À DITADURA CULTURAL NO RJ!

NÃO A ESSA MAFIA DA CULTURA!

Mauro Sá Earp
Bailarino do Theatro Municipal do RJ desde 1981

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BLOG SINDMUSI
Aproveitem esta nova ferramenta de comunicação do SindMusi para com os seus músicos e a sociedade
. Prestigiem!