quinta-feira, 21 de maio de 2009

SindMusi recepciona Comitê Executivo da Federação Internacional de Músicos

O Sindicato dos Músicos Profissionais do Estado do Rio de Janeiro (SindMusi), filiado à CGTB, será o anfitrião do 95º Encontro do Comitê Executivo da Federação Internacional de Músicos (FIM). O evento acontecerá nos dias 22, 23 e 24 de maio, com a presença de 24 participantes de 12 países da Europa, América Latina, África, Oriente Médio e Ásia.

A FIM é a única organização internacional de músicos. Foi criada em 1948, possui 65 sindicatos filiados e representa 59 países. Trabalha em constante parceria com a Organização Mundial de Propriedade Intelectual (OMPI), a Unesco e a OIT, tendo como objetivo proteger e desenvolver os interesses de ordem econômica, social e artística dos músicos reunidos em seus sindicatos filiados, fomentando a organização profissional dos músicos e organizando, estimulando e reforçando a cooperação internacional.

Este Comitê Executivo se reúne anualmente para fazer um balanço das atividades desenvolvidas regional e mundialmente pelas organizações sindicais filiadas e também definir metas para o futuro.

“O SindMusi apresentará um painel sobre direito autoral, no qual apontamos a intenção do MinC em modificar a estrutura atual de gestão coletiva de direitos. Ao final deste painel, apresentaremos um documento de apoio ao MinC e colheremos assinatura dos participantes e autoridades presentes dispostos a endossar este apoio”, informa a presidente do SindMusi e vice-presidente da CGTB-RJ, Déborah Cheyne.

Para a presidente do SIndMusi, “reforçar iniciativas do Estado como esta é reconhecer esforço, coragem e competência para iniciativas que vislumbram a organização e regulamentação de temas até outrora temidos e, por isso, ignorados”.

“O SindMusi acredita que este é um momento ímpar e devemos capitalizar a circunstância atual. Se temos hoje um governo com raízes sindicais, que tem ampliado e aprofundado o amparo ao trabalhador, cabe a nós expandir este olhar aos trabalhadores da cultura e concomitantemente conscientizar este segmento dos seus direitos e obrigações como força laboral, que não constrói prédios nem pontes, mas, com orgulho, constrói identidades”, afirma Déborah.

Participarão da abertura de representantes da CGTB, MinC, Funarte e Sated.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BLOG SINDMUSI
Aproveitem esta nova ferramenta de comunicação do SindMusi para com os seus músicos e a sociedade
. Prestigiem!