terça-feira, 18 de agosto de 2009

Obra de Sivuca é doada ao Instituto Moreira Salles



O Instituto Moreira Salles (IMS) vai abrigar e disponibilizar ao público o acervo musical de um dos artistas mais importantes do século XX, no Brasil e no mundo: Sivuca, o mestre da sanfona.

O material será encaminhado à Reserva Técnica Musical do Instituto, no Rio de Janeiro, o mais importante complexo do gênero dedicado à preservação e divulgação da memória da música brasileira no país. O acervo de Sivuca será disponibilizado na internet, no sítio www.ims.com.br, para consulta dos amantes da música, fãs, músicos, pesquisadores e público em geral.

A doação será feita pela filha única de Sivuca, a socióloga Flavia de Oliveira Barreto. A cerimônia de doação está marcada para o próximo dia 18/08, terça-feira, às 19h, no auditório do IMS, rua Marquês de São Vicente, 476 – ocasião em que será feita uma palestra multimídia sobre a vida e obra do músico.

São, ao todo, 100 discos, dentre eles 65 autorais e outros 35 em que Sivuca participa como diretor musical, arranjador, compositor e/ou instrumentista – de forma a revelar a versatilidade do músico. As informações referentes à ficha técnica também serão disponibilizadas na web.

Para Flavia, o objetivo dessa ação é criar meios democráticos de acesso a um material até então disperso e desorganizado. Segundo ela, boa parte dos discos se encontra aleatoriamente na internet, só que, em muitos casos, estão incompletos e com informações equivocadas. O trabalho do ArteSivuca, prossegue a socióloga, foi exatamente organizar, sistematizar e digitalizar. Além de vasculhar sebos e institutos de memória no Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília, Recife, João Pessoa, Fortaleza e Natal, entre outros.

“É o trabalho de pesquisa que será doado, pois parte considerável do conteúdo já existe espalhado na internet”, reitera a socióloga. “Como as pessoas podem saber mais sobre Sivuca, se quase toda a sua obra está fora de catálogo?”, questiona. Embora consagrado mundialmente por reinventar a sanfona, levando-a a estilos inusitados como o jazz e a sinfônica, um estudante de música hoje teria dificuldade de encontrar Sivuca numa loja de discos.

A doação visa apresentar à nova geração a dimensão da grandiosidade de Sivuca. Outras entidades no Rio de Janeiro já receberam o material, como Conservatório Brasileiro de Música, Escola Portátil de Música e Instituto Cultural Ricardo Cravo Albin.


Sobre a palestra

A palestra multimídia “Sivuca – Música e História” é um passeio musical pela vida e obra de Sivuca. Vai apresentar os resultados da pesquisa empreendida por Flavia desde 2001, destacando algumas raridades, entre fotos, vídeos e gravações musicais. É uma espécie de roteiro para consulta ao acervo do artista, destacando os discos e músicas mais interessantes.

Imperdível para os fãs de Sivuca e também para os amantes de sanfona. Pois a trajetória do mestre revela a versatilidade e grandiosidade do instrumento, não só para a cultura brasileira, mas para a música do século XX. No encontro, a música será apresentada diante de uma abordagem de seus contextos históricos, o que permite uma visão ampla das condições que permitem o nascimento de um gênio como Sivuca.

Multi-instrumentista, compositor, arranjador, orquestrador, regente, maestro e cantor, é como sanfoneiro que o artista alcançou o sucesso no Brasil e no mundo. E não é por menos: pelas mãos de Sivuca, a sanfona passeou por estilos até então estranhos ao instrumento, como a bossa nova, o jazz e a música erudita.

O legado de Sivuca abriu caminhos para se criar uma verdadeira escola de sanfona no Brasil e no mundo. Ao levar a sanfona para a música clássica e criar arranjos e orquestrações sobre temas gonzagueanos, Sivuca revelou a universalidade da música nordestina, fazendo de canções populares do povo sertanejo a inspiração para uma obra erudita sem precedentes. A palestra já foi apresentada no I Festival Internacional da Sanfona (BA e PE), no Festival de Inverno do SESC e no Sanfonada – Encontro de Sanfoneiros no Rio de Janeiro, entre outros.


Apresentadores

Flavia de Oliveira Barreto – socióloga, pesquisadora, pós-doutora em Estudos Culturais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), filha única de Sivuca, idealizadora e coordenadora do Projeto Sivuca.

Fernando Gasparini – jornalista, pesquisador, mestre em Comunicação pela Universidade Federal Fluminense (UFF), coordenador do Projeto Sivuca.


Sobre o Projeto Sivuca

Fonte: Overmundo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BLOG SINDMUSI
Aproveitem esta nova ferramenta de comunicação do SindMusi para com os seus músicos e a sociedade
. Prestigiem!