segunda-feira, 3 de agosto de 2009

SINDMUSI reforça parceria com a FLATEC





A convite de Maria Pimentel, secretária para Assuntos Internacionais da CGTB, a presidente do Sindicato dos Músicos do Estado do Rio de Janeiro, Déborah Cheyne, reuniu-se em São Paulo, no último dia 08 de julho, na sede da entidade, à qual o SindMusi/RJ é filiado e ocupa uma das Vice-Presidências no Estado do Rio de Janeiro, para participar de uma reunião com o prof. Elias Rahal Neto, Secretário Executivo da Federação Latino Americana de Trabalhadores da Educação e Cultura – FLATEC/Brasil, com o objetivo de reforçar os vínculos com essa instituição. Déborah estava acompanhada de Álan Magalhães, tesoureiro do Sindicato.

No encontro foi apresentado um panorama histórico e estrutural da FLATEC. Destacou-se o interesse de ampliação da representatividade e atuação da Federação no Brasil. Curiosamente, os representantes do SindMusi/RJ observaram que, embora tenha em seu nome o termo Cultura, a FLATEC possui predominância de participação dos trabalhadores da Educação, o que foi confirmado pelo seu Secretário Executivo no Brasil. A presença do SindMusi/RJ representa um marco histórico para a FLATEC, pois além de manifestar o interesse de uma participação e colaboração efetivas com as propostas da FLATEC, o Sindicato sinalizou ainda a perspectiva de promover a inclusão de representantes de trabalhadores de outros segmentos da Cultura.

Déborah disse ainda, apoiada pelas palavras de Rahal Neto, que os resultados do encontro ultrapassaram todas as expectativas, especialmente no que se refere à alta representatividade dos participantes e teve como conseqüência, o exame da necessidade de se iniciar gestões de parceria FLATEC-CGTB, para ampliar a participação dos companheiros da CGTB no Seminário Region Cono Sur-Andina Flatec-Iplac, “Comunidad latinoamericana de naciones: Educación, crisis financiera y mundo del trabajo”, que acontecerá no período de 19 a 21 de agosto deste ano, em Buenos Aires.

Além disso, surgiram proposições concretas de continuidade do trabalho iniciado, que terá prosseguimento em uma nova reunião já agendada para o próximo dia 04 de agosto, novamente na sede central da CGTB, para a qual já foram convidados a participar o Secretário Geral, prof. Lázaros Rojas, da Argentina, bem com o Presidente da CGTB, Antônio Neto. O Prof. Elias Rahal Neto manifestou interesse em conhecer os sindicatos dos trabalhadores da Cultura, citados pelo SindMusi na reunião. Assim, foi agendado um encontro com os Sindicatos da Cultura (Músicos, Artistas, Dança, Técnicos da Indústria de Cinema, Jornalistas e Radialistas) no próximo dia 13 de agosto, no Rio de Janeiro, na qual estará também presente o Sr. Horacio Ghilini, Secretário Geral da CGT/Argentina e Secretário para assuntos institucionais da FLATEC.

O objetivo maior do Seminário será o fortalecimento da FLATEC/ IPLAC no âmbito latino americano, com vistas a formar novos quadros políticos aptos a construir uma COMUNIDADE LATINOAMERICANA DE NAÇÕES, cujo êxito, trará mais força para enfrentar em bloco as situações sócio-econômicas, trabalhistas, ambientais inerentes e oriundas de um mundo globalizado.
A DIRETORIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BLOG SINDMUSI
Aproveitem esta nova ferramenta de comunicação do SindMusi para com os seus músicos e a sociedade
. Prestigiem!