terça-feira, 16 de março de 2010

Cultura reivindica mais verba


Terminou no dia 15 de março a 2º Conferência Nacional de Cultura onde foram eleitas mais de 30 prioridades para o setor, através de uma lista de propostas discutidas em conferências realizadas ano passado em mais de 3.000 cidades, nos 26 estados e no Distrito Federal.


A principal bandeira foi a aprovação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 150, em tramitação há sete anos no Congresso. A emenda vincula 2% do orçamento da União à cultura e impõe que os estados invistam 1,5% da receita no setor. Já os municípios destinariam 1% do orçamento.


O Ministério da Cultura pretende aumentar a oferta cinemas, teatros, museus, bibliotecas, através da construção de salas públicas em que não haja interesse comercial. De acordo com um levantamento do MinC apenas 14% dos brasileiros vão regularmente ao cinema, 96% não frequentam museus, 93% nunca foram a uma exposição de arte e 78% nunca assistiram a um espetáculo de dança.


Um dos temas eleitos para pauta de discussões é a reforma dos direitos autorais, que não resguarda os artistas, deixando-os nas mãos das editoras e gravadoras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BLOG SINDMUSI
Aproveitem esta nova ferramenta de comunicação do SindMusi para com os seus músicos e a sociedade
. Prestigiem!