segunda-feira, 22 de março de 2010

Fórum para a construção participativa do Plano Municipal de Cultura

A Prefeitura de Petrópolis, através da Fundação de Cultura e Turismo e do Conselho Municipal de Cultura realiza de 22 a 26 de março, no Centro de Cultura Raul de Leoni, o Fórum para a construção participativa do Plano Municipal de Cultura. O Plano Municipal de Cultura, que é realizado em parceria com o Ministério da Cultura e integra o Sistema Nacional de Cultura, tem como principal objetivo desenvolver todo Sistema Municipal de Cultura, para implantar e consolidar, em Petrópolis, uma política de cultura participativa, democrática e inclusiva. Após os cinco dias iniciais de debates, entre os grupos de trabalho referentes ao setor, o Município reunirá os resultados das diversas reuniões para consolidar o documento.

O Fórum de debates é o primeiro passo de extrema importância para a elaboração do Plano, pois será construído com a participação popular, a partir de projetos para os diversos segmentos do setor, na cidade, que serão implantados em um período de dez anos. O documento, depois de pronto, será enviado à Câmara de Vereadores para se tornar lei e ser aplicado no município, em um período de 10 anos.

A construção do Plano Municipal de Cultura começou a ser planejada durante a Conferência Municipal de Cultura, realizada em outubro do ano passado, onde foram determinadas diretrizes que irão direcionar o município, nessa área, e tem sido discutido nas reuniões do Conselho Municipal de Cultura. “É fundamental a participação de todos, pois essa é uma reivindicação de muitos anos. Não há como formular o plano sem a contribuição da sociedade petropolitana e, principalmente, dos atores culturais. É o momento de todos juntos em prol da cultura da cidade”; declarou Marcos Guimarães, presidente do Conselho. “Esse primeiro fórum é um 'embrião' de um fórum permanente, pois cada grupo de trabalho poderá realizar outras reuniões se achar que algumas questões não ficaram bem resolvidas. Por isso o papel da sociedade é tão importante, pois vai definir para onde a cultura de Petrópolis irá caminhar”; disse Charles Rossi, diretor-presidente da Fundação de Cultura e Turismo de Petrópolis.

Apesar do interesse direto da classe artística nesse fórum, toda a população está convidada a participar, dando opiniões e acrescentando informações que possam ser úteis para a elaboração do Plano Municipal de Cultura. A previsão é de que o documento seja finalizado no segundo semestre de 2010, sendo exposto, em seguida, para consulta pública. “Essa participação democrática da população é essencial para a elaboração do documento, além de ser a principal orientação do prefeito Paulo Mustrangi”; acrescentou Charles Rossi.

Mais informações:

Disque-Turismo 0800 024 15 16

Gerência de Programação Cultural

(24) 2233-1220 / (24) 2233-1235

Praça Visconde de Mauá, 305 – Centro.

CRONOGRAMA DO FÓRUM

Reuniões setoriais

22/03 Segunda-feira

9h às 12h: GT Movimentos Sociais e Instituições da Sociedade Civil
15h às 18h: GT Música

23/03 Terça-feira

9h às 12h: GT Artesanato
15h às 18h: GT Artes Cênicas (teatro e circo)
19h às 21h30: GT Dança

24/03 Quarta-feira

9h às 12h: GT Patrimônio e Museologia
15h às 18h: GT Literatura e Bibliotecas
19h ás 21h30: GT Étnico II / Matrizes europeias

25/03 Quinta-feira

9h às 12h: GT Étnicos I / Matrizes Africanas, Orientais e Culturas Populares
15h às 18h: GT Artes Visuais
19h às 21h30: GT Juventude e Culturas Urbanas

26/03 Sexta-feira

9h às 12h: GT Comunicação
15h às 18h: GT Artes Digitais e Audiovisual


Nenhum comentário:

Postar um comentário

BLOG SINDMUSI
Aproveitem esta nova ferramenta de comunicação do SindMusi para com os seus músicos e a sociedade
. Prestigiem!