quinta-feira, 22 de abril de 2010

Finalistas do XIII Prêmio Carlos Gomes de Ópera e Música Erudita


O acadêmico Turibio Santos, presidente da Academia Brasileira de Música, é um dos finalistas do XIII Prêmio Carlos Gomes de Ópera e Música Erudita, na categoria Solista Instrumental, pelo trabalho de recuperação da obra de Villa-Lobos. O acadêmico Roberto Duarte, vice-presidente da Academia Brasileira de Música, é um dos finalistas na categoria Regente de Ópera, pela ópera Menina das nuvens, de Heitor Villa-Lobos. E o acadêmico Roberto Tibiriçá é finalista na categoria Regente Sinfônico, por sua atuação à frente da orquestra de Heliópolis.

O Prêmio Carlos Gomes surgiu em 1996 para homenagear um dos maiores artistas da história do país, o compositor Carlos Gomes, e para honrar músicos e personalidades que lutavam por sua arte em um contexto muitas vezes pouco receptivo.

Especialistas da área definiram nomes dos finalistas para cada uma das 13 categorias: Espetáculo de Ópera, Cenário, Figurino, Iluminação, Direção de Cena, Solista Instrumental, Conjunto de Câmara, Regente Sinfônico, Orquestra Sinfônica, Regente de Ópera, Cantor Solista, Cantora Solista, e o Troféu Guarany, que premia o conjunto de realizações de uma carreira. A Comissão Organizadora é presidida pela soprano Niza de Castro Tank, com vice-presidência do compositor Almeida Prado. O pesquisador e professor Sérgio Casoy é o secretário do Colegiado de Indicação, órgão composto por 28 especialistas desse segmento cultural, que elaboraram a lista dos indicados em cada categoria. Para definir os vencedores, ocorrerão duas votações paralelas: a do Corpo de Jurados, composto por cerca de 100 membros de todo o Brasil, com peso de 90%, e a de um Júri Popular, aberto a todos os interessados, que consignarão seus votos através da Internet, com peso de 10%.

A votação acontece entre os dias 14 de abril e 2 de maio. Para votar, acesse o site:
http://www.premiocarlosgomes.com.br/popular/votopopular.asp

O resultado final, como de costume, só será revelado na Cerimônia de Premiação, que ocorrerá na Sala São Paulo, em 5 de maio.

Fonte: www.audicoesbrasileiras.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BLOG SINDMUSI
Aproveitem esta nova ferramenta de comunicação do SindMusi para com os seus músicos e a sociedade
. Prestigiem!