quinta-feira, 20 de maio de 2010

Conferência Nacional da Classe Trabalhadora


A Conferência Nacional da Classe Trabalhadora será realizada no dia 1º de junho, em São Paulo, no estádio do Pacaembu. O objetivo das centrais sindicais é discutir a elaboração de um programa unitário para fortalecer a participação dos trabalhadores nestas eleições. A expectativa é reunir 30 mil trabalhadores. A presidente do Sindicato dos Músicos Profissionais do Rio de Janeiro, Déborah Cheyne e o diretor tesoureiro, Álan Magalhães estarão presentes no evento.
 
A realização desta conferência significa para Central Geral dos Trabalhadores do Brasil (CGTB) avançar nas lutas e reivindicações através da unidade das centrais sindicais, conquistando outras vitórias, como o já estabelecido reconhecimento formal das centrais sindicais pelo Congresso nacional e a ratificação da Convenção 151 da Organização Internacional do Trabalho (OIT) que fala sobre o direito de negociação coletiva e já foi aprovada no Senado para sanção presidencial. A Convenção 158, também da OIT, que proibi demissões injustificadas também foi uma vitória. Mas outras lutas ainda continuam como a política permanente de valorização do salário mínimo, as campanhas pela redução dos juros e da jornada de trabalho e a defesa do pré-sal.
 
Como questões centrais, a CGTB vai propor disciplina na terceirização, o fim do Fator Previdenciário, liberdade de organização no local de trabalho, manutenção da contribuição sindical compulsória, fim das práticas antissindicais promovidas pelo Ministério Público do Trabalho, estabilidade para o dirigente sindical e a ratificação da Convenção 151 da OIT e da Convenção 158. Além disso, também será reivindicado a ampliação do financiamento público para o desenvolvimento da indústria nacional, a participação do Estado na produção nos setores estratégicos, o fim dos leilões na área do pré-sal, proteção da economia nacional, redução dos juros, controle cambial, redução do superávit primário e controle da remessa de lucros. 
 
As mulheres terão atuação destacada na Conferência Nacional da Classe Trabalhadora. Exigirão a presença feminina nas mesas e nas intervenções. O Grupo de Trabalho composto por representantes das Secretarias de Mulheres das centrais vai elaborar um documento que será a base para iniciar a elaboração do programa unitário. Todas as mulheres estarão caracterizadas com camisetas na cor lilás.
 
Data: 1º de junho
Local: Estádio do Pacaembu, em São Paulo
End: Pça. Charles Miller, s/nº-Pacaembu - São Paulo
Informações: (11) 3663-0473 ou através do site www.cgtb.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BLOG SINDMUSI
Aproveitem esta nova ferramenta de comunicação do SindMusi para com os seus músicos e a sociedade
. Prestigiem!