terça-feira, 24 de agosto de 2010

21 anos sem o Maluco Beleza

Por Rodrigo Coutinho


No último sábado, a morte de um dos maiores ícones da música popular brasileira completou 21 anos. 

Raul Santos Seixas ou simplesmente Raul Seixas, autor de verdadeiros hinos de uma geração, faleceu no dia 21 de agosto de 1989, vítima de parada cardíaca, provocada por complicações decorrentes de uma pancreatite aguda, doença comum em pessoas diabéticas viciadas em alcool.


Raul ganhou fama pelo estilo revolucionário. Em suas músicas passava recados subliminares à ditadura militar. Chegou a ser exilado  nos Estados Unidos em 1974, mas foi trazido de volta logo depois, devido o receio dos militares em chamar muita atenção com o seu " desaparecimento". 

Dentre os grandes sucessos de Raul, estão: Maluco Beleza, Milagre Econômico e Sociedade Alternativa, música feita em parceria com o escritor Paulo Coelho, gerando a ira dos militares.

No decorrer de sua carreira o cantor baiano gravou 28 discos sem contar as inúmeras obras lançadas após o seu falecimento, totalizando o expressivo número de 89 trabalhos com a sua participação.

Recentemente uma nova canção de Raul foi conhecida. A música Gospel, censurada na década de 70, foi resgatada pelo produtor musical e amigo do cantor, Mazzola. A canção foi incluída na trilha sonora da novela Viver a Vida, da Rede Globo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

BLOG SINDMUSI
Aproveitem esta nova ferramenta de comunicação do SindMusi para com os seus músicos e a sociedade
. Prestigiem!