terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Biblioteca Nacional vai ganhar depósito de obras musicais

Lula sanciona lei que preservará e divulgará as produções fonográficas no país

Foi sancionado pelo presidente Lula na última quinta-feira a lei 12.192/10, que regulamenta o depósito legal de obras musicais na Biblioteca Nacional. O objetivo é garantir o registro e a divulgação da produção musical brasileira, além de preservar a memória fonográfica nacional. São consideradas obras musicais as partituras, os fonogramas e videogramas musicais, feitos para distribuição gratuita ou venda e produzidos por qualquer meio ou processo. As obras musicais recebidas pela Biblioteca Nacional estarão disponíveis para a consulta pública em versão impressa, em formato digital, em fonograma, em vídeo grama e em outros suportes. A instituição vai passar a publicar um boletim anual das obras musicais recebidas por lei, que estarão disponíveis exclusivamente para fins de consulta.

As gravadoras e viodeofonográficas são obrigadas agora a cederem no mínimo dois exemplares de cada obra editada ou gravada, além do arquivo com a versão digital, em até 30 dias após a publicação da obra. A lei determina ainda que é responsabilidade dos editores e produtores cumprirem a determinação.

Caso o dispositivo não seja respeitado, é prevista uma multa de até 100 vezes o valor da obra no mercado, além da apreensão de alguns exemplares em que serão encaminhados ao depósito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BLOG SINDMUSI
Aproveitem esta nova ferramenta de comunicação do SindMusi para com os seus músicos e a sociedade
. Prestigiem!