quinta-feira, 9 de julho de 2009

Morre no Rio Riva Fineberg


Faleceu ontem, aos 85 anos, no Rio de Janeiro, a produtora e gestora cultural Riva Fineberg. Sua contribuição para a popularização da música clássica na cidade foi notável, dedicando-se por quase quatro décadas à direção da série de música de câmara no Instituto Brasileiro de Administração Municipal (IBAM).

"Dona Riva", como era conhecida, passava por dificuldades de saúde. O velório será realizado nesta quinta-feira, dia 9 de julho, às 15h no Cemitério Israelita do Cajú, no Rio de Janeiro.

Carioca filha de pai russo e mãe gaúcha, cresceu acompanhada pela música em São Paulo, onde iniciou-se nos estudos de piano. Casada com um dentista carioca, voltou a morar no Rio.

Em 1970, foi convidada por Diogo Lordello de Mello, diretor executivo do IBAM para o cargo de relações públicas. Até então, o auditório da Instituição era utilizado exclusivamente para conferências. Riva idealizou o projeto de transformá-la em uma sala de concertos, iniciativa pioneira na zona sul da cidade.

O convite para vice-diretoria executiva da fundação Rio-Arte alguns anos depois possibilitou a continuidade do projeto "Música no IBAM".

Por meio da Rio-Arte realizou diversos projetos, entres eles o espetáculo musical "Ars Viva, Música do século 20", com regência de John Neshling na Sala Cecília Meireles; uma edição brasileira da tradicional "Festa da Música" francesa, a convite do Consulado da França; montagem do musical "West Side Story", no IBAM, entre outros.

Riva Fineberg deixa um verdadeiro exemplo de iniciativa cultural e amor à música clássica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BLOG SINDMUSI
Aproveitem esta nova ferramenta de comunicação do SindMusi para com os seus músicos e a sociedade
. Prestigiem!