quinta-feira, 21 de outubro de 2010

A busca da perfeita representação


Por Rodrigo Coutinho

Teve início na tarde de hoje o ciclo de reuniões preparatórias para a Assembléia Geral Extraordinária de Constituição da FENAMUSI, que acontece no próximo sábado, 23 de outubro. Representantes de 11 sindicatos de músicos de todo o Brasil estão presentes na sede do SindMusi/RJ. 

Na abertura do evento, a presidente do SindMusi/RJ, Déborah Cheyne, fez as honras da casa: ''É um trabalho difícil, mas muito gostoso. Tenho certeza que será produtivo. É maravilhoso e importante nos conhecermos melhor ''.

Após o discurso inicial de Déborah foi a vez de cada um dos representantes sindicais se apresentar. Todos ressaltaram com alegria, a importância das discussões levantadas no evento e falaram sobre as dificuldades encontradas para o desenvolvimento do trabalho, dificuldades relativas à nota contratual e provenientes da falta da carta sindical.

O primeiro convidado a falar foi André Luis dos Santos, do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar - DIAP, onde explicou que dentre as principais atribuições do DIAP estão a atuação junto aos poderes da república, em especial ao congresso nacional, transformar em lei as reinvidicações consensuais dos movimentos sindicais brasileiros, monitorar as proposições de interesse da classe trabalhadora em tramitação no congresso nacional, além de elaborar pareceres para subsidiar a atuação de representantes dos trabalhadores em temas relacionados com o mundo do trabalho.

Com exeperiência no tema, André deu dicas de como os músicos poderão tornar-se mais facilmente representáveis no congresso nacional: '' Essa iniciativa (criação da FENAMUSI) é a melhor forma de reinvindicação de pleitos. É importante mapear os políticos de cada estado para aliar as propostas dos sindicatos e parlamentares''.

Maiores informações sobre o DIAP podem ser encontradas em: http://www.diap.org.br/
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BLOG SINDMUSI
Aproveitem esta nova ferramenta de comunicação do SindMusi para com os seus músicos e a sociedade
. Prestigiem!