sábado, 23 de outubro de 2010

Pesquisa SindMusi - Resultados

Por Rodrigo Coutinho

Após três meses de trabalho pela noite carioca, Jarbas Pinheiro e Luciana Requião apresentaram os resultados da pesquisa de gênero encomendada pelo SindMusi. Dentre as principais queixas, estão a falta de camarins decentes para o músico e a ausência de fiscalização do poder público nas casas de shows. Do número total de entrevistados, a grande maioria é formada por homens, ao todo 70%. 

A faixa etária predominante vai dos 20 aos 50 anos e a  maioria dos profissionais é morador da Zona Sul do Rio. Um fato que impressionou a todos, foi o expressivo número de músicos que tem a música como principal fonte de renda, 75% deles. Além disso, 63% do número total de entrevistados são sindicalizados e, tem boa avaliação do trabalho realizado pelo SindMusi.

Quanto ao mercado de trabalho, 47% o consideram regular.  Assim como, as condições de trabalho encontradas nas casas de shows. Luciana e Jarbas também preocuparam-se em direcionar algumas perguntas para as musicistas, como a que tratava de condições de higiene nos banheiros das casa noturnas.

Em breve, disponibilizaremos no nosso site o conteúdo completo da pesquisa.

Um comentário:

  1. Aqui no Rs não adianta pedir providências a Delegacia do Trabalho, ela alega que não Fiscalização em trabalho. por falta de pessoal.
    E para o Sindicato tanto faz.
    Johana Mesker

    ResponderExcluir

BLOG SINDMUSI
Aproveitem esta nova ferramenta de comunicação do SindMusi para com os seus músicos e a sociedade
. Prestigiem!