sexta-feira, 29 de outubro de 2010

SindMusi apresenta as Rainhas da Noite

Por Rodrigo Coutinho

Para encerrar com a devida pompa o dia de debates do 2º Seminário A Mulher na Música, que aconteceu no dia 23 de outubro, no Memorial Getúlio Vargas, uma glamourosa roda debates intitulada Rainhas da Noite. Presentes, ninguém mais, ninguém menos, que Áurea Martins, Alaíde Costa, Vika Barcellos e Sanny Alves. Durante uma hora e meia, elas bateram delicioso papo mediado pelo compositor Tim Rescala. Em pauta, as condições de trabalho do músico na noite, com foco principal nas mulheres.

Mostrando a característica irreverência e frases de efeito, Aúrea Martins cativou a todos com as histórias de quem completava 50 anos de carreira. Ao seu lado, Alaíde Costa, que a princípio, dizia estar tímida com a situação, revelou seu apurado senso de humor até para tratar de temas delicados como o preconceito e os estereótipos criados pela sociedade: '' Todos acham que neguinha tem que cantar samba e rebolar. Não tenho nada contra o samba, muito pelo contrário, mas a minha música é outra.'' Áurea Martins foi mais rude com a situação: '' As pessoas não tem um pingo de respeito com o profissional que está no palco, não percebem a sensibilidade das músicas cantadas, querem que nós rebolemos e pulemos. Dá liçença, por que isso, eu não faço!''

A nova geração, representada por Vika e Sanny, corroborou as afirmações da dupla de ouro. Sanny chama a atenção para um fato importante: '' Desde que começei, acho que as coisas até pioraram ''. Ela também culpa os contratantes dos shows pelo cenário: '' Eles querem cada coisa absurda, como vou cantar a noite inteira, levar o meu público e ele ficar a maior parte do lucro? ''. O cenário acaba prevalecendo os profissionais que aceitam qualquer condição, contribuíndo para a formação de um público cada vez mais indiferente à qualidade musical do evento.

Vika Barcellos aborda o tema de uma maneira mais ampla: '' O problema da educação é geral, não apenas nos espetáculos musicais. A maioria das pessoas que vão a uma casa de show, acham que omúsico é animador de ambiente''. Apesar das queixas, a conversa fluiu no mais absoluto bom humor, proporcionando um fim de tarde agradável e fechando com chave de ouro as palesras do 2º Seminário A Mulher na Música.  
 
À noite, na casa de show Lapinha, o SindMusi homenageou Áurea Martins pelos seus 50 anos de carreira com uma linda festa. Antes do show de Áurea, houve exibição do curtametragem Áurea, de Zeca Ferreira, que mostra os preparativos para um show  da diva da noite musical carioca.  

Um comentário:

  1. Maravilha!!! Foi realmente uma troca de experiência muito grande os depoimentos das rainhas da noite. A noite tambem foi esplêndida, ao som da diva Aurea Martins. A voz continua linda e gostosa de se ouvir.

    ResponderExcluir

BLOG SINDMUSI
Aproveitem esta nova ferramenta de comunicação do SindMusi para com os seus músicos e a sociedade
. Prestigiem!