sábado, 23 de outubro de 2010

Carolina Valverde e a saúde do músico

 Por Rodrigo Coutinho
 
Dando início ao 2ª Seminário Mulher na Música, a fisioterapeuta Carolina Valverde palestrou para o público presente no Memorial Getúlio Vargas. Carolina, além de musicista e fisioterapeuta, é professora da Universidade Federal de Minas Gerais e atende em seu consultório, exclusivamente músicos.

   Na primeira parte da palestra, Carolina abordou temas de cunho psicológico para a performance da mulher no meio musical. Para ela, acontecimentos de natureza do mundo feminino tem total ingerência no rendimento das musicistas. Gravidez e afazeres domésticos foram apontados como os principais responsáveis para o fenômeno. Carolina contou já ter até tido acesso a  casos de pessoas com diabetes provenientes do stress, agravado, muitas vezes, pela desconfiança a que as musicistas são alvo em seu trabalho

   A interferência do lado emocional no aspecto físico também foi levantada por Carolina
   - Não se pode afastar o lado fisíco do emocional. Recebo muitas queixas de dores ocasionadas por problemas emocionais.

   Um tema que levantou bastante interesse da platéia, foi quando Carolina falou sobre os hábitos pessoais, prejudiciais à saúde do músico.
   - A falta de sono pode se tranformar numa dor ortopédica. É necessario de 7 a 8 horas de sono para a recuperação das fibras musculares perdidas no esforço físico feito ao tocar o instrumento. É necessário bastante atenção com o sapato, travesseiro, colchão e a cadeira do computador.

   Uma característica que marcou a palestra desde o princípio, foi a grande participação do público presente. Durante pouco menos de duas horas, Carolina tirou muitas dúvidas da platéia e compartilhou experiências enriquecedoras com os presentes. Ela também aproveitou para divulgar o Encontro entre Professores e Estudantes que tratará do tema e buscará meios de divulgação. O evento acontece nos dias 27 e 28 de outubro na Universidade Federal de Medicina de Minas Gerais e tem apoio do Instituto EXERSER e do CEREST-MG. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BLOG SINDMUSI
Aproveitem esta nova ferramenta de comunicação do SindMusi para com os seus músicos e a sociedade
. Prestigiem!