sábado, 23 de outubro de 2010

Pontapé inicial da FENAMUSI

Por Rodrigo Coutinho

Aconteceu na manhã deste sábado, na sede do SindMusi-RJ, a reunião de assembléia geral de Constituição da Federação Nacional dos Músicos. Na ocasião, representantes de 12 sindicatos de Músicos de todo o Brasil aprovaram a ata de fundação da FENAMUSI e acertaram para a segunda quinzena de março de 2011, a assembléia de fundação da instituição.

Uma das idealizadoras do projeto, a presidente do SindMusi-RJ, Déborah Cheyne, mostrou todo o seu orgulho com o comprometimento mostrado por todos os sindicalistas durante a reunião.

- Foi muito bom, não estou desapontada com absolutamente nada. Todos estão de parabéns.

Mostrando profundo agradecimento pelas condições oferecidas pelo SindMusi-RJ, o presidente do Sindicato dos Músicos de Araraquara, Antônio Clemente, exaltou o empenho de Déborah.

- É gratificante estar aqui, o músico, de uma maneira geral, grita muito, mas tem pouca capacidade de organização, que isso seja um pontapé para mudar a realidade.

Luiza Helena, integrante do Sindicato do Rio Grande do Sul, um dos mais antigos do país, conta a experiência que viveu no México, onde os músicos tem acesso a uma estrutura representativa nacional muito mais eficaz.

- Quando estive lá, fiquei até com inveja, existe até casa geriátrica para o músico. Com a Federação, é possível avançar em questões como essa.

Ela também ressalta a importância da mudança de mentalidade do profissional da música.

- É necessário que o músico se reconheça como trabalhador comum. O entendimento de recolher o INSS, por exemplo, é necessário.

Um comentário:

  1. MAIOR INIMIGO DO MÚSICO NO BRASIL
    É sem dúvida alguma o Senhor Wilson Sandoli, atrasou sempre nossas reivindicações no âmbito Federal. Atual Presidente do Sindimusi/SP é uma vergonha para nós profissionais da música.

    ResponderExcluir

BLOG SINDMUSI
Aproveitem esta nova ferramenta de comunicação do SindMusi para com os seus músicos e a sociedade
. Prestigiem!