sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Uma justa homenagem a Geny Marcondes

Por Rodrigo Coutinho
Uma maravilhosa viagem ao que há de melhor na música brasileira! Assim pode ser definida a palestra feita por Caíto Marcondes em homenagem à sua tia, Geny Marcondes. Hoje, com 94 anos, Geny Marcondes foi importante compositora e diretora musical. Mas a sua grande façanha, segundo a própria revelou em emocionante vídeo mostrado ao público presente, foi ser musicista para o teatro. Praticamente todas as peças em meados do século passado, tinham a direção musical e participação de Geny.

A revelação fez lembrar uma época de ouro para os músicos cariocas, quando todos os espetáculos teatrais tinham a presença de músicistas no palco. Caito revelou detalhes de sua personalidade: '' A Geny era muito avançada para a época, muito ousada, sempre impressionava a todos. Foi a única mulher a ocupar o espaço de arranjadora ''.

Além de emocionar a praticamente todos os presentes no Memorial Getúlio Vargas, o material mostrado por Caíto, revela o quanto é pobre a memória cultural do povo brasileiro. Em conversa quase informal, grande parte do público participou da palestra, e a falta de valorização ao trabalho de personalidades como Geny foi exaustivamente citado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BLOG SINDMUSI
Aproveitem esta nova ferramenta de comunicação do SindMusi para com os seus músicos e a sociedade
. Prestigiem!