quarta-feira, 10 de junho de 2009

Fundação Theatro Municipal foi retirada do Projeto de Lei das OS's

Publicada em 09/06/2009 às 23h54m

Eduardo Fradkin

RIO - O governador Sergio Cabral decidiu, nesta terça-feira, retirar o Teatro Municipal do Rio do projeto de lei n 1.975, que repassa a administração de bens culturais do estado a organizações sociais (OS's), isto é, a entidades sem fins lucrativos de direito privado. O projeto, já sem o teatro, será votado na próxima quarta-feira na Assembleia Legislativa do Estado do Rio (Alerj).

Desde fevereiro, quando foi enviada à Alerj, a proposta vem desencadeando reações de repúdio de funcionários do Municipal e da Funarj (cuja estrutura inclui museus, teatros, a Escola de Música Villa-Lobos e a Sala Cecília Meireles). A reforma na administração desses equipamentos é uma bandeira defendida pela secretária estadual de Cultura, Adriana Rattes, idealizadora do projeto de lei. A decisão do governador de excluir o Teatro Municipal, principal equipamento cultural do estado, representou um baque à proposta da secretária. Apesar disso, ela afirmou que o governo continuará empenhado na aprovação do projeto na Alerj e, em nota via e-mail, minimizou o revés.

"Sempre trabalhou-se com a possibilidade de se implantarem as organizações sociais em um ou mais equipamentos culturais, porque consideramos ser o melhor modelo de gestão. O projeto de lei foi desenhado para o estado, e não para um único espaço cultural. Enquanto isso, finalizaremos a reforma do Municipal, o que é o melhor presente para o povo do Rio de Janeiro na comemoração do centenário do teatro. E permaneceremos dedicados à excelência de sua programação", alegou Adriana.

Fonte: Site O Globo


Nenhum comentário:

Postar um comentário

BLOG SINDMUSI
Aproveitem esta nova ferramenta de comunicação do SindMusi para com os seus músicos e a sociedade
. Prestigiem!