quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Ciclo Natural em Comendador Soares

Por Rodrigo Coutinho

Dando continuidade ao cronograma firmado em parceria com o SindMusi, o Projeto Ciclo Natural esteve em Comendador Soares, na tarde desta terça-feira. O trabalho realizado pelos músicos Ciro Kastrup e Marco Arruda, consiste em criar instrumentos musicais reaproveitando elementos descartáveis à primeira vista. Durante uma hora e meia, na Associação da Escola de Música Comunitária de Comendador Soares, eles ensinaram como introduzir os novos instrumentos a diferentes ritmos musicais.

De faixa etária bem diversificada, os alunos mostraram encantamento e empolgação com a apresentação. Alguns deles, ressaltaram a importância de relizações como essa na Baixada Fluminense, reclamando da falta de opções de enriquecimento cultural na região. O presidente da Associação, Décio Trindade, também conhecido no local como Mano Décio do Cavaco, vislumbra outra possibilidade após a visita do projeto: '' É uma nova possibilidade que surge aqui. Esses instrumentos não são caros, nos possibilita trabalhar com a renda destinada à nossa Associação ''. E o lado financeiro é justamente o maior problema para manter a associação, Décio diz já ter um projeto aprovado pela Prefeitura de Nova Iguaçu em conjunto com o Ministério da Cultura, o Pontinhos de Cultura, mas a verba de 15 mil reais ainda não foi repassada.

A Associação se sustenta, basicamente, com o dinheiro das mensalidades espontâneas de alguns alunos, 35 reais por mês: '' Não é obrigado pagar, as pessoas que podem colaboram. Nosso trabalho aqui, é oferecer cultura a uma população carente desse tipo de serviço. Música para os jovens de Comendador Soares se restringe aos bailes funk'', esclarece Décio. A escola conta com cerca de cem alunos, que recebem aulas de violão, cavaquinho, teclado e canto. A faixa etária predominante vai de 12 a 25 anos, mas muitos idosos também frequentam as aulas.

No próximo dia 28 de setembro, o Ciclo Natural estará em São Gonçalo, mais especificamente no Conservatório de Música Carlos Gomes, que fica na Praça Estephânia de Carvalho, número 75, no bairro Zé Garoto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BLOG SINDMUSI
Aproveitem esta nova ferramenta de comunicação do SindMusi para com os seus músicos e a sociedade
. Prestigiem!