quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Fim do JB impresso gera protesto na Cinelândia

Por Rodrigo Coutinho


Circulou ontem, dia 31 de agosto, a última edição impressa do Jornal do Brasil. O fim do tradicional JB, foi marcado pela manifestação feita em frente a Câmara dos Vereadores do Rio de Janeiro, na Cinelândia, Centro da cidade. Alguns jornalistas que trabalharam no jornal, participaram do protesto. Cerca de 150 pessoas estavam concentradas no local, pedindo providências quanto ao monopólio de algumas empresas, cada vez mais dominante na classe jornalística,além de cumprimento dos direitos trabalhistas dos ex-funcionários do jornal.
O Jornal do Brasil foi fundado em 1891, por Rodolfo Dantas. E ao longo de  sua história, contou com nomes como Rui Barbosa e Eça de Queiroz escrevendo em suas páginas. O JB sempre mostrou-se atento à questão cultural, foi pioneiro, ao lançar o Caderno B. Primeira editoria de um jornal brasileiro voltada exclusivamente à cultura.
Em1991, a família Nascimento Brito, dona do jornal, arrendou-o ao empresário Nelson Tannure. Mas a crise econômica vivida pelo veículo não melhorou, e em julho de 2010 foi anunciado o seu fechamento em versão impressa. A partir de hoje, somente os assinantes terão acesso via internet. 

Foto: limao.com 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BLOG SINDMUSI
Aproveitem esta nova ferramenta de comunicação do SindMusi para com os seus músicos e a sociedade
. Prestigiem!