quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Ciclo Natural em São Gonçalo

Texto e fotos: Rodrigo Coutinho

Dando continuídade à parceria com o SindMusi, o projeto Ciclo Natural, desenvolvido pelos músicos Ciro Kastrup e Marco Arruda, esteve em São Gonçalo nesta terça-feira, 28.

O local escolhido para  as aulas foi o Conservatório de Música Carlos Gomes, no bairro Zé Garoto. O local atende em média 250 alunos, sendo 150 oriundos de projetos sociais. Jackson Prevot, diretor da instituição, ressalta a importância da presença do Ciclo para os alunos do conservatório: ''É muito interessante essa parceria, possibilita aos alunos novos horizontes, ideias diferentes, motiva a todos aqui''.

Em duas aulas de aproximadamente duas horas cada, Ciro e Marco passam aos alunos lições de criatividade e sustentabilidade, fabricando instrumentos com tubos de PVC, guias de fios elétricos e bolas de gás, que, em sua maioria, são objetos descartáveis à primeira vista.

O público adolescente marcou presença e se mostrou bastante curioso quanto a origem de alguns instrumentos. Ao explicar, Ciro e Marco fizeram questão de valorizar a diversidade étnica que deu origem ao nosso povo. Usando esse exemplo levantaram questões interessantes: ''O importante não é de onde veio tal instrumento, mas sim a capacidade do brasileiro de reinventá-lo. O nosso jeito de tocar é diferenciado'', opinou Marco Arruda. Ciro complementa: '' No Brasil todos tivemos que nos adaptar de alguma forma. O Branco ao calor dos trópicos, o Negro à escravidão e a privação e os Índios a uma nova religião e realidade. Isso ajuda o músico na hora de desenvolver um instrumento já criado por alguém''.

Ao final da aula, a conhecida interação entre professores e alunos ocorreu mais uma vez. Os aprendizes puderam manusear os instrumentos e aprender a sua devida utilidade.

O projeto Ciclo Natural já visitou a favela Vila Cruzeiro, na Penha, subúrbio do Rio, e o bairro de Comendador Soares, em Nova Iguaçu, Baixada Fluminense. 





Nenhum comentário:

Postar um comentário

BLOG SINDMUSI
Aproveitem esta nova ferramenta de comunicação do SindMusi para com os seus músicos e a sociedade
. Prestigiem!