quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Radio MEC traz programação diferenciada

A partir da próxima segunda-feira, dia 6, a Radio MEC lança um projeto diferenciado em sua grade de programação. É a Radio Batuta, que de segunda à sexta, mostrará, entre outras coisas, o vasto repertório musical da emissora. A grande maioria, discos oriundos da década de 50.O programa terá coordenação musical de Francisco Bosco, e irá ao ar às 20:30h. Além de músicas, o ouvinte que acompanhar terá a oportunidade de ouvir documentários, entrevistas, aulas-show, palestras, conferências de arte, dentre outras atividades culturais.O Instituto Moreira Sales é parceiro da Radio MEC no projeto.
Fernando explica o objetivo da empreitada: '' A ideia é que a rádio seja também um polo de discussão, em alto nível, sobre arte e cultura”. Confira abaixo, detalhes da programação:


Rádio pensamento (segunda-feira) - temas instigantes discutidos por pensadores brasileiros. No primeiro programa, o arquiteto Paulo Mendes da Rocha e o crítico de arte Ronaldo Brito discutem as contradições de Brasília, no ano em que a cidade completa 50 anos. O programa foi gravado no Instituto Moreira Salles do Rio de Janeiro e fez parte do seminário Brasília: imagem, imaginário, realizado durante a exposição As construções de Brasília.

Os Batutas (terça) - Com caráter mais informativo e introdutório, o programa apresentado por Carla Paes Leme traz a público a vida e a obra de grandes mestres da canção popular brasileira. O primeiro homenageado é o compositor, instrumentista, cantor e ator Custódio Mesquita, que, se fosse vivo, completaria 100 anos em 2010.

As canções que eles fizeram pra mim (quarta-feira) - Para mostrar o quanto o passado musical é integrado ao presente, Francisco Bosco convida grandes músicos da atualidade a escolher, dentro do acervo IMS, canções que influenciaram ou serviram de inspiração para a sua obra. No primeiro programa, o cantor e compositor João Bosco destaca canções gravadas em 78 rpm de épocas distintas da música brasileira – Ernesto Nazareth, Dorival Caymmi, Almir Ribeiro foram alguns dos artistas comentados. Nas semanas seguintes, serão apresentadas entrevistas com Marisa Monte, Monarco, Mariana Aydar, entre outros.

A canção no tempo (quinta-feira) -O programa apresenta sucessos de diferentes épocas da música brasileira, sempre contextualizados com o ambiente cultural, social e político em que foram produzidos. No primeiro programa, um panorama do período entre 1901 e 1905. A série é inspirada e tem pesquisa baseada no livro A canção no tempo: 85 anos de músicas brasileiras, de Jairo Severiano e Zuza Homem de Mello.

Programas especiais (sexta-feira) - documentários, poemúsica, O fim da Canção - O primeiro programa especial será o radiodocumentário Sabiás, pardocas e feitiçarias – um documentário sobre Noel Rosa, apresentado por Francisco Bosco. No ano de centenário de nascimento do Poeta da Vila, é traçado um perfil de um dos maiores, mais criativos e originais artistas da música brasileira. A produção, dividida em oito capítulos, contou com depoimentos de Caetano Veloso; Luiz Tatit; do jornalista, pesquisador e crítico musical João Máximo; de Sérgio Cabral (jornalista, escritor, compositor e pesquisador); do letrista, produtor e ensaísta Carlos Rennó; do jornalista Leonardo Lichote; dos ensaístas Santuza Naves e Júlio Diniz; e do pesquisador Carlos Sandroni.

Outro programa especial é a série O fim da canção - um ciclo de aulas-show realizado por José Miguel Wisnik e Arthur Nestrovski no IMS em 2009. Os 16 capítulos vão apresentar ao ouvinte um minipanorama musical, a partir de uma seleção de canções da música brasileira dos últimos 50 anos. A cada programa, Wisnik e Nestrovski abordam o tema do fim da canção partindo de algumas canções-chave, interpretadas ao vivo e depois comentadas em contraponto com novos questionamentos


Fonte: Music News


Nenhum comentário:

Postar um comentário

BLOG SINDMUSI
Aproveitem esta nova ferramenta de comunicação do SindMusi para com os seus músicos e a sociedade
. Prestigiem!