quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Como será o amanhã ?

Faltando poucos dias para as eleições que definirão novos representantes do povo, o SindMusi preparou um guia com todas as propostas para a cultura dos principais candidatos à presidência da república. 

Dos nove presidenciáveis, apenas três destinam propostas para o setor cultural em seus projetos de governo. Os demais apenas falam esporadicamente sobre o assunto.

Chama a atenção o fato de nenhuma das propostas sequer mencionar a reforma na Lei dos Direitos Autorais, em trâmite nas esferas governamentais.

As informações contidas abaixo, foram tiradas dos programas de governo divulgados pelos próprios candidatos.

Dilma Rousseff: Implantação de espaços Mais Cultura, com módulos de cine-teatro, biblioteca e núcleos de cultura digital. Continuação do Projeto Pontos de Cutura. Aumentar a carga horária de cultura brasileira nas escolas. Criação do Vale Cultura, que dará benefício de 50 reais por mês a  trabalhadores para ingresso em cinema, teatro, casas de show e a compra de livros, CD´s e DVD´s. Aprofundar o investimento em formação, produção, circulação e difusão da criação artística e intelectual contemporânea. Ampliar os mecanismos de financiamento e o apoio à criação, difusão e intercâmbio cultural. Buscar o fortalecimento da diversidade cultural, aumentando o espaço para as culturas marginalizadas pela sociedade.

José Serra: Multiplicar os centros culturais já existentes no Brasil, tendo como alvo principal os jovens. Promover a descentralização cultural, espalhando para o interior do Brasil os projetos existentes. Criar outras fontes de financiamento, tirando a centralização existente na Lei Rouanet. Pedir a participação de artistas e empresários nas decisões referentes ao meio cultural.

Marina Silva: Integrar a política cultural à política educacional. Descentralizar a política cultural, possibilitando a divulgação de práticas culturais pouco conhecidas pelo público dos grandes centros e valorizando a pluralidade cultural brasileira. Avaliar e aperfeiçoar os já existentes Pontos de Cultura. Levantar o PIB real da Cultura, considerando os artistas formais e informais. Reconhecer e valorizar a manutenção de povos e comunidades tradicionais, como Quilombolas e Indígenas. Fomentar política nacional para a criação e manutenção de espaços culturais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

BLOG SINDMUSI
Aproveitem esta nova ferramenta de comunicação do SindMusi para com os seus músicos e a sociedade
. Prestigiem!